TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realização da análise contábil e financeira o balanço de MAKRO ATACADISTA S / A

Relatório de pesquisa: Realização da análise contábil e financeira o balanço de MAKRO ATACADISTA S / A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Uma análise de mercado é fundamental para a concretização de um negócio, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se analisar uma empresa e investir sem grandes riscos são através da leitura de um balanço patrimonial e Análise Financeira. A empresa em questão é grande no mercado de atacado de auto serviço no Brasil, oferecendo um amplo sortimento de alimentos para serem revendidos. A análise financeira é submetida através do balanço, referente aos exercícios sociais finalizados em 31 de dezembro de 2011. Referindo-se ao Makro, as vendas líquidas cresceram 4,7% sobre o ano anterior, atingindo R$ 5.500 milhões. O grande destaque foram os investimentos em lojas que totalizaram R$ 78,1 milhões e foram substancialmente destinados à reforma e modernização de lojas. Apesar do crescimento e avanço em 2011 no imobilizado e investimento nas lojas, vale destacar que no exercício apresentado, houve um lucro final no patrimônio líquido de 4.455 a menos do que em 2010.

Introdução

Este projeto tem como objetivo fazer uma análise contábil e financeira do

balanço patrimonial da empresa MAKRO ATACADISTA S/A, além da demonstração dos resultados de exercícios e aplicar a estatística observada para investimentos.

O Makro Atacadista S.A. é controlado pela empresa holandesa SHV Holdings N.V., que na América do Sul controla operações de comércio atacadista em cinco países: Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela e Peru. É grande no mercado de atacado no Brasil, oferecendo um amplo sortimento de alimentos para serem revendidos. Para uma análise segura, utilizamos o balanço real oferecido através do capital aberto. Podemos verificar os dados através da avaliação do balanço patrimonial que segue.

1. Contabilidade

A contabilidade é a ciência que estuda o desenvolvimento do patrimônio de uma pessoa (física ou jurídica), seus resultados e reflexos, sua evolução, sua gerência e seu futuro.

As informações básicas para um estudo contábil de uma entidade é inserido em um balanço patrimonial, no qual é montado através de contas. São elas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

1.1- Balanço Patrimonial

É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo. Balanço patrimonial da empresa Makro Atacadista S.A.

1.2 – Demonstração de Resultado de Exercício

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com