TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recolha de dados estatísticos

Seminário: Recolha de dados estatísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Coleta de dados Estatísticos

A coleta de dados numéricos pode ser direta ou indireta. A coleta é direta quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e óbitos, importação e exportação de mercadorias). A coleta direta de dados pode ser classificada ao fator tempo em:

A. contínua (registro) – quando feita continuamente

B. periódica – quando feita em intervalos constantes de tempo

C. ocasional – quando feita extemporaneamente, a fim de atender a uma emergência.

A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.

Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, para não ocorrerem erros que possam influir nos resultados. Depois a Apuração dos Dados que é a soma e o processamento dos dados obtidos devem ser apresentados sob forma adequada (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo objeto de tratamento estatístico, assim tendo a Análise dos resultados que tira conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa (amostra). Amostragem

A amostragem é o estudo das relações existentes entre a amostra (porção ou fração da população), a população (características em comum) de onde ela foi extraída e a forma como ocorre esta extração (parâmetro). Portanto Amostragem é o processo de selecionar amostras dentro de uma População, é uma ferramenta importante para a tomada de decisões, fazendo ela de forma incorreta, pode gerar danos estatísticos imprecisos.

A utilização da amostragem ocorre, geralmente, quando queremos avaliar populações muito grandes ou infinitas. Podemos ter dois tipos de amostragem:

1. As probabilísticas (quando todos os elementos da população tiveram uma probabilidade conhecida e diferente de zero de pertencer à amostra) que pode ser:

* Simples: Utilizando-se um procedimento aleatório, sorteia-se um elemento da população, sendo que todos os elementos têm a mesma probabilidade de ser selecionados.

* Estratificada: população pode ser dividida em subgrupos que consistem, todos eles, em indivíduos bastante semelhantes entre si, pode-se obter uma amostra aleatória de pessoas em cada grupo.

* Sistemática: Quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente, temos uma amostragem sistemática.

* Por conglomerados: A população é dividida em diferentes conglomerados (grupos), extraindo-se uma amostra apenas dos conglomerados selecionados, e não de toda a população.

2. Não probabilísticas (quando não se conhece a probabilidade de um elemento da população pertencer à amostra) que pode ser:

* Inacessibilidade a toda população: embora se tenha a possibilidade de atingir toda a população, retiramos a amostra de uma parte que seja prontamente acessível

* Amostragem a esmo: É a amostragem em que o amostrador, para simplificar o processo, procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com