TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação

Tese: Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

4 a 6 anos

Atividades para cada objetivo: 5 atividades no total

1. Roda de Percussão

Formação: os alunos serão orientados a formar uma grande roda e a cada um será dado meia casaca de coco. Todos ficarão sentados

Execução: o professor irá ensinar um ritmo que deverá ser imitado por todos os alunos, vivenciando as possibilidades de som, e percussão.

2. Perseguir a Bola

Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.

Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

3. O Mico

Formação: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”

Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

4. Amarelinha

Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar pelo mundo. Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. O trajeto pode ter formas diversas.

5. Conhecimentos do corpo humano

Inicialmente o professor fará uma grande roda para explicar e apresentar a atividade aos alunos, estimulando-os a pensar sobre o corpo humano. Na sequência, todos os alunos serão posicionados na lateral do pátio à frente de duas grandes caixas, onde estarão colocados recortes das partes do corpo humano misturados a outras figuras. Cada aluno deverá então, ao comando do professor correr até a caixa e voltar a seu lugar trazendo apenas uma parte do corpo. Sucessivamente isso deverá se repetir até que todos os alunos tenham montado o corpo humano completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com