TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação

Trabalho Escolar: Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  2.070 Visualizações

Página 1 de 8

Gincanas são atividades com caráter lúdico predominante e onde há sempre a buscada vitória. São consideradas um tipo de jogo. Portanto, como todo jogo, possuem algumas características:- Podem ser atividades físicas e/ou mentais;- Seu final é sempre previsto;- Sempre têm regras (simples ou complexas).Por outro lado, diferenciam-se outros jogos quaisquer pelas suas características específicas:- Têm sequência de várias tarefas ou provas interligadas (normalmente com pontos acumulativos);- Nelas são levadas em conta não só a habilidade como também a rapidez com que os participantes cumprem as tarefas predeterminadas. Além de busca de diversão, do lúdico, os organizadores de uma gincana podem ter alguns outros objetivos com ela, como, por exemplo, objetivos educacionais, objetivos de integração dos participantes, objetivos de divulgar as entidades que promovem essa gincana, objetivos beneficentes e outros. Uma das principais preocupações de um animador em uma gincana é não perder-se dos objetivos. Assim sendo, as gincanas devem ser plenamente controladas e dominadas pelo animador.

Tipos de Gincana:

Gincana de Solicitações: também conhecida como “Quero-quero”, é composta por tarefas em que o recreacionista pede coisas difíceis de serem obtidas e os participantes deverão trazer em um determinado prazo de tempo.

Gincana Cultural: é aquela em que as tarefas constam de perguntas e respostas e outras atividades de conhecimentos gerais, que deverão ser decifradas ou respondidas pelos participantes, sempre dentro de um prazo de tempo determinado previamente. É uma gincana de caráter intelectual.

Gincana Musical: não deixa de ser uma gincana cultural. As provas versarão sobre conhecimentos que os participantes deverão ter sobre música, instrumentos musicais, composições, cantores e intérpretes etc. A gincana musical pode se desenvolver com ousem a utilização de equipamentos de som.

Gincanas de Habilidade: é um conjunto de atividades práticas que devem ser executadas pelos participantes, com um determinado critério de pontuação.

Gincana de Salão: são tarefas de habilidades físicas e situações hilariantes. Pode acontecer em outros espaços , quadra esportiva, gramado, parques de estacionamento, etc. Suas tarefas são paródias de situações corriqueiras, que acontecem de forma engraçada tanto para quem participa quanto para quem assiste.

Gincana Rústica: as tarefas se desenvolvem em contato direto com a natureza, e as dificuldades são devidas a ela.

Gincana Aquática: as tarefas se desenvolvem dentro d’água, principalmente em piscinas.

Gincana de Circuito: é montado um circuito de tarefas de diferentes habilidades e cada grupo cumpre uma tarefa por vez, todos ao mesmo tempo. Ao fim de um determinado tempo, todos mudam de tarefa juntos e assim sucessivamente, até completarem todo o circuito.

Gincanas Mistas: as quais juntam dois ou mais dos tipos anteriores. As gincanas costumam ser promovidas por escolas, igrejas, clubes, rádios, coordenadorias de lazer, prefeituras, centros recreativos ou então integram as programações recreativas de hotéis, colônias de férias, acampamentos, acantonamentos, etc.

Gincana Esportiva: as tarefas se baseiam em modalidades esportivas das mais variadas espécies.

EXEMPLOS DE GINCANAS

GINCANA DE SOLICITAÇÕES

Gugu em sua casa – Programa do Gugu (SBT)

Gincana em que o apresentador vai até a residência de uma família e lá solicita objetos estranhos para que sejam entregues em um determinado tempo.

GINCANA CULTURAL

Soletrando – Caldeirão do Huck - (REDE GLOBO)

Mega Senha - Marcelo de Carvalho - (REDE TV)

Quem Fica em Pé – Datena – (REDE BANDEIRANTES)

Banquinho – Programa Raul Gil – (SBT)

O céu é um limite – (TV TUPI)

Bobeou, dançou – ( REDE GLOBO)

No primeiro bloco, os dois participantes precisavam decifrar as quatro charadas do painel luminoso presente no cenário. No bloco seguinte, abria-se o cenário de uma casa de dois andares e seis cômodos, onde estavam escondidas as respostas corretas das novas charadas. Com tempo limitado, os participantes podiam revirar o cenário de cabeça para baixo para encontrar objetos da casa que solucionavam cada uma das charadas. Ao final deste bloco, em meio ao caos do cenário, a dupla vitoriosa garantia prêmios em dinheiro para a equipe que representava

Vídeo Game – Vídeo Show – (REDE GLOBO)

A maioria das provas do programa levam nomes de outras atrações da emissoras e também de alguns outros quadros do “Vídeo Show”, como: Teletema, Telinha Direta e Túnel do Tempo.

Jogo dos 10 – Domingão do Faustão – (REDE GLOBO)

As perguntas giravam em torno de curiosidades e hábitos dos brasileiros no cotidiano

Jogo da Velha – Domingão do Faustão – (REDE GLOBO)

Controle Remoto – Domingão do Faustão – (REDE GLOBO)

Gincana das 3 Pistas – Programa Silvio Santos – (SBT)

Roletrando – Programa Silvio Santos – (SBT)

Show do Milhão – (SBT)

GINCANA MUSICAL

Qual é a música – Progama Silvio Santos - (SBT)

GINCANA DE HABILIDADES

ESPORTIVA

Gol Show – Programa Silvio Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com