TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recristalizaçao E Cristalizaçao

Monografias: Recristalizaçao E Cristalizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

2- MATERIAIS E MÉTODOS

Para fazermos essa experiência foram utilizados os seguintes materiais: Tubo de ensaio, bico de Bunsen, papel de filtro, béquer de 250 ml, bastão de vidro, pipeta Pasteur, vidro de relógio, proveta, suporte universal, pinça de madeira, tripé, tela de amianto, balança semi- analítica, funil de vidro, elernmeyer de 250 ml, placa de petri, estufa, fósforo e caneta( para marcar os tubos de ensaio).

As Substâncias utilizadas foram: Ácido benzóico (C7H6O2), água destilada, ácido acético (C7H4O2), acetato de etíla (C4H8O2), álcool etílico(C2H6O), carvão ativo.

Foi colocado 0,1g de ácido benzóico em quatro tubos de ensaio, depois foi adicionado um solvente diferente para cada tubo, todos em temperatura ambiente. Observamos qual solvente não solubilizou a frio, este então foi escolhido para próxima etapa, aquecemos este solvente, e pode-se observar que houve solubilização, deixamos este solvente esfriar lentamente, ele foi se cristalizando.

A etapa seguinte foi a de cristalização, foi pesado 2g de acido benzóico impuro em um papel manteiga, e acrescentado 0,1g de carvão ativo e 100ml de água destilada, essa mistura foi aquecida, ficando aproximadamente dois minutos em ebulição, sendo filtrado imediatamente, o produto que foi filtrado no elernmeyer foi deixado em repouso em água gelada, para ser filtrado novamente, desta vez de forma simples, os cristais que ficaram no papel de filtro foram colocados na placa de petri e deixado para secar na estufa. Depois de seco esses cristais foram pessados.

3- RESULTADO E DISCUSSÃO

Para que a recristalização do ácido benzóico pudesse ser efetuada de maneira correta foi necessário que o solvente fosse apropriado para a formação dos cristais. Ou seja que não reagisse com o soluto, não solubilize a frio, mas por completo a quente.

Nesta etapa foram fornecidos quatro solventes principais: Ácido acético, acetato de etíla, álcool etílico e água destilada. A partir da adição dos mesmos ao ácido benzóico puro pôde-se perceber as seguintes características:

A partir dessa observação pode-se definir que a água destilada é o melhor solvente de recristalização do ácido benzóico, pois dentre os quatro, foi o único a dissolver a quente.

Pesagem do Ácido benzóico impuro e do papel de filtro, feitos na balança semi- analítica.

Quantidade de ácido benzóico impuro na prática, foi a mesma pretendida : 2g

Papel de filtro: 1,29g

Transferimos este ácido benzóico, para um béquer e acrescentamos 0,1g de carvão ativo e 100ml de água destilada, depois aquecemos no bico de Bunsen, e filtrarmos no erlenmeyer, o carvão ativo tirou toda a impureza do ácido benzóico, depois ficou em repouso por alguns minutos, logo após o repouso o liquido que estava no erlenmeyer foi colocado em um banho de gelo, formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com