TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação

Ensaios: Redação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Brasília

Disciplina:

Professora:

Aluno(a):

Artigo acadêmico: trabalho final escrito

Artigo é texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. (NBR 6022, ABNT)

Estrutura:

A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

1. Elementos pré-textuais:

a) título e subtítulo (se houver): curto e claro; delimitar o tema que será abordado no trabalho.

b) nome(s) do(s) autor(es) e filiação institucional: nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura.

c) resumo: apresentação de objeto de estudo, objetivo da pesquisa, metodologia, resultado e conclusões de modo sintético. Formatação: fonte 10, espaçamento simples.

• Verbos no pretérito composto e presente do indicativo e na terceira pessoa do singular, voz passiva.

d) palavras-chave: 3 a 5 palavras que facilitem a recuperação da informação, as quais devem ser separadas por ponto-final.

2. Elementos textuais:

Introdução: delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa (indicar objetivos que se deseja alcançar), justificativa da pesquisa (indicar a relevância da pesquisa a ser empreendida) e outros elementos, metodologia (apresentar os meios pelos quais irá produzir a pesquisa) e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.apresenta o assunto, os objetivos e o método (descritivo-analítico; descritivo-comparativo; descritivo-contrastivo).

Desenvolvimento: exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método. Deve haver exposição, discussão e demonstração do que está sendo abordado.

Pode ser subdivida em seções que abordem:

1) referencial teórico – fundamentação teórica com as citações dos autores;

2) análise de dados: os dados devem ser organizados, comentados, interpretados, discutidos e comparados. O pesquisador divide em seções e subseções da forma que quiser.

Para o trabalho desta disciplina, as seções do desenvolvimento do artigo devem ser intituladas: Fundamentação teórica; Atividade didática de livro didático de PBSL: descrição e análise crítica da proposta; apresentação de nova proposta de atividade didática para o ensino do PBSL, aplicando a Lexicologia.

Consulte a NBR 10520:2002 (citações em documentos)

• Verbos de atividade experimental:

- verbos de procedimento: são usados para relatar métodos e procedimentos usados em pesquisas prévias: categorizar, conduzir, correlacionar, comparar, avaliar e usar.

- verbos de resultado: são usados para relatar resultados de pesquisas anteriores. Podem ser utilizado de forma neutra: encontrar, observar e obter. Podem ser para causar efeito: mostrar, demonstrar e estabelecer.

• Verbos de atividade discursiva:

- verbos de qualificação: são usados para citar limitações e/ou restrições de pesquisas anteriores: alertar, levantar a questão, chamar atenção para, apontar.

- verbos de incerteza: são usados para criar hipóteses de pesquisas prévias. Podem ser pré-experimento: estimar, hipotetizar, prever, propor, postular e tentar estabelecer. Ou pós-experimento: sugerir, indica.

- verbos de certeza: são usados para assinalar como proposição correta no argumento. Podem ser verbos de argumento: apresentar, citar, fornecer evidência, concluir e invocar. E podem ser de informação: reparar, referir-se e afirmar.

• Verbos de atividade cognitiva: são aqueles associados a atividades mentais experimentados pelos autores de pesquisas prévias. Exemplos: considerar, ponderar, pensar, reconhecer, observar, pressupor e conceber.

Considerações finais: síntese e proposta. Conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

3. Elementos pós-textuais:

Referências bibliográficas: inclusão apenas de obras citadas seguindo as normas da NBR 6023:2002.

Apêndice(s): elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

Exemplo: APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução

Anexo(s): elemento opcional. O(s) anexo(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto.

Exemplo: ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração

4. Formatação: fonte arial ou times news roman, tamanho 12. O trabalho deve ter no mínimo 6 páginas e no máximo 12 páginas. Margens esquerda e superior 3cm; margens direita e inferior 2cm; fonte 12, espaçamento 1,5; títulos e subtítulos dois espaços de 1,5 entrelinhas. Consulte a norma NBR 14724: 2005.

Figura: Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com