TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Liderança

Por:   •  3/5/2020  •  Dissertação  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  6.009 Visualizações

Página 1 de 2

Chefia e Liderança: O grande diferencial da administração militar

A liderança está no ato de conduzir pessoas no cumprimento dos seus deveres,visando manter a produtividade e motivando o liderado a seguir com suas atividades de modo que mesmo que o líder se ausente os comandados continuarão sendo obedientes ás instruções e ensinamentos do líder.

Como o próprio lema do exercito “a palavra convence, o exemplo arrasta”,um bom líder inspira através de suas atitudes,elevando a moral dos seus coordenados com suas ações e motivando-os a melhorar para que cheguem a ser exemplo também.Essa é a principal diferença de um líder para um chefe,enquanto um se preocupa em mandar,o líder se preocupa em ensinar a obediência aos seus comandados,visando sempre o melhoramento da atividade proposta.

Um dos fatores que caracteriza o exercício da liderança é a identificação dos comandados com o líder, através do convívio e afetividade desenvolvida no dia-a-dia líder e comandados vão criando laços de comunicação aos quais envolvem o caráter e comportamento do líder e seus impactos na situação conduzida.

Na vida militar, além das atividades desenvolvidas diariamente um grande exemplo dos princípios da liderança é a Ordem Unida, já que uma tropa adestrada e focada irá realizar os movimentos de forma correta e ordenada conforme os ensinamentos passados pelo seu líder, além disso, a tropa irá se motivar a dar o seu melhor pela forma como foram ensinados e a conscientização passada pelos seus líderes de sua capacidade para chegar a um padrão excelente em todos os movimentos e comandos. Ao fim, os subordinados e o líder estarão contentes com o trabalho realizado e a sensação de dever cumprido.

Um bom líder militar terá incorporado a si todos os valores e atitudes militares de modo a ser competente a cobrar dos seus subordinados o respeito a tal, um bom líder não desenvolve medo aos seus subordinados e sim respeito, os subordinados não temem os desafios sabendo que ao lado de si, encontram não um tirano e sim um superior focado no mesmo objetivo comum e ciente das capacidades de cada um dos seus subordinados.

Embora existam atividades inopinadas exercidas no meio militar em que o subordinado vai sair da sua zona de conforto, se sentir desafiado e desmotivado a seguir o objetivo até o fim como um combate em desvantagem, exercícios que levam o vigor físico ao limite ou atividades desconfortáveis, um líder desenvolverá no militar subordinado o desejo pela superação e a fé na missão.

Diante de tudo que foi apresentado a definição final se mostra clara e inequívoca: nem todo chefe é um líder, mas todo líder é um chefe, dado que um líder chefiará os seus subordinados de modo a extrair o melhor de cada subordinado dados os meios empregados para cada atividade.

Chefia- exercer um cargo militar de liderança unindo comando (autoridade legal),administração(gestão de pessoas,matérias,finanças e etc) e liderança(condução de pessoas na sua essência)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com