TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Patelar

Exames: Reflexo Patelar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXO PATELAR

O reflexo patelar é o reflexo tendinoso profundo do qual participam s nervos oriundos das raízes espinha .Quase nunca este reflexo chega a ser completamente abolido, a não ser nas doenças primárias do músculo ou das raízes nervosas ou nas afecções das pontas anteriores da medula.É usado para para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).

Para pesquisar o reflexo patelar, o paciente deverá estar sentado na beira da mesa de exame, com as pernas pendentes. Nesta posiçao, o tendão da patela é distendido e mantido em posição ideal. O examinador palpa a depressão das partes moles que existem de cada lado do tendão com o objetivo de localiza-lo corretamente. Em seguida procura desencadear o reflexo, aplicando um golpe rápido sobre o tendão(com um martelo), do joelho, com um movimento rápido e preciso. Esta manobra é repetida no membro oposto, sendo o reflexo classificado como normal, aumentado, diminuído ou abolido.

As sensações exteroceptivas são aquelas normalmente recebidas pela pele, tais como: 1) tato, 2) pressão, 3) calor, frio(Os receptores que se localizam na pele, mucosas e vísceras do aparelho digestivo e respiratório parecem contribuir para a percepção da temperatura, modulando os comportamentos e alterando reflexamente diversas funções orgânicas. Os termorreceptores existentes na medula, hipotálamo e vasos sanguíneos não geram respostas conscientes, mas promovem respostas comportamentais e vegetativas fundamentais para o controle da temperatura corporal.) e 4) dor(sinais mais precoces de morbidade e o sintoma mais comum de doença). Originam nos receptores periféricos da pele ou das membranas mucosas, decorrentes dos estímulos vindos do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com