TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Fisica Experimental

Por:   •  2/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

   [pic 1][pic 2]

        

Relatório

                                       

                                          02/11/2015

Universidade Federal do Ceará

Campus de Crateús

Relatório 01

Nome: Mateus Veras Mendes

Turma: D

Semestre: 2º

A utilização do paquímetro

Autores: Mateus Veras Mendes, Francisco Mateus da Silva e Joais Lima Fernandes

Resumo

A síntese do conteúdo aborta desde o processo de conhecimento sobre as partes e as funções dos componentes do paquímetro, demostrando os tipos de medidas e suas unidades de comprimento. O correto manuseio e aplicação da ferramenta, bem como a importância de sua conservação para seu devido resultado.

Introdução

O paquímetro é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. Foi desenvolvido a partir da invenção do nônio (ou vernier), por Pierre Viernier, que inventou o método de subdividir em partes menores uma divisão. Os paquímetros são fabricados em aço inoxidável temperado garantindo vida longa sem oxidação, sendo que as superfícies de medição são todas retificadas e lapidadas. Geralmente são fabricados com faixa de operação de 150 mm a 2000 mm ou no sistema inglês de 6”a 80”. Para o paquímetro universal sua escala é gravada por um processo a laser que garantirá linhas e números nítidos sobre as escalas.

Este aparelho mede com considerável precisão, desde quando manuseado corretamente, permitindo uma precisão decimal de leitura por meio do nônio. O nônio representa uma escala de medição contida na parte móvel do paquímetro.

Os paquímetros são empregados para medir principalmente espessuras, comprimentos, diâmetros internos e externos. Podendo obter a resposta através de duas escalas graduadas respectivamente em milímetros e polegadas (principais escalas).  Os paquímetros universais possuem ainda um cursor que desliza, ao ser acionado manualmente, mantendo a régua fixa. Em conjunto ao cursor estão o bico móvel de medição externa, o bico móvel (orelha) de medição interna e a haste de profundidade. As escalas auxiliares (nônio ou vernier), em milímetro ou polegada, estão gravadas no cursor. O botão fixador serve para prender o cursor sobre a régua, caso desejasse manter a leitura.

Uma polegada equivale a 25,4mm.

[pic 3]

1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.

As três principais medidas realizadas pelo paquímetro são:

[pic 4]

É importante notar determinados conceitos em relação ao paquímetro, como:

Faixa de Medição: É definida como a faixa de utilização do instrumento. Nessa faixa é admitida o valor do erro do instrumento de medição, dentro dos limites especificados.

Resolução ou sensibilidade: A resolução da escala do paquímetro é obtida através do valor da menor divisão da escala fixa pelo número de divisões da escala móvel.

Se cada divisão da escala principal vale 1 milímetro e o nônio possui 10 divisões, então temos que o valor da menor divisão da escala fixa 1 mm é número de divisões da escala móvel 10 divisões, isto é, 1/10=0,1mm.

Se cada divisão da escala principal vale 1 milímetro e o nônio possui 20 divisões, então temos que o valor da menor divisão da escala fixa 1 mm é número de divisões da escala móvel 20 divisões, isto é, 1/20=0,05mm.

Se cada divisão da escala principal vale 1 milímetro e o nônio possui 50 divisões, então temos que o valor da menor divisão da escala fixa 1 mm é número de divisões da escala móvel 50 divisões, isto é, 1/50=0,02mm.

Objetivos

Os objetivos em relação a utilização do paquímetro é proporcionar o conhecimento sobre as utilidades desse equipamento, bem como seu correto manuseio, identificando as formas de medidas e as conversões necessárias para adaptação de outros valores, e o devido uso de cada particularidade da ferramenta, refinando o detalhamento e perfeccionismo do praticante.

Procedimento experimental

Materiais utilizados:

  • Paquímetro
  • Objeto ou corpo
  • Superfície fixa de apoio (como uma mesa)

Leitura em escala milimétrica:

[pic 5]

Comprimento=51 + 2 (1/10) = 51,2mm

A medição consiste em medir o objeto com a escala principal e caso não ocorra igualação entre a posição em milímetros da escala principal com o zero (0) da escala auxiliar, então é necessário visualizar a posição da escala auxiliar em relação à principal. O tracejado vermelho significa a posição ideal em valores de nônio. Percebe-se que a posição do traço na escala auxiliar confunde-se com o traço da escala principal, demostrando a posição exata das casas milimétricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (424 Kb)   docx (566.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com