TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferente Uma Narrativa

Ensaios: Relatos Diferente Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

estudo da história da educação é de grande importância pois é através dela que é possível compreendermos o desenvolvimento das capacidades humanas e suas complexidades e evolução. Temos a oportunidade de refletir sobre o que somos,o que pensamos, como agimos enquanto sujeito e a diversidade de uma cultura produzida historicamente em movimentos de permanência e rupturas, conservação e transformação.

Para compreendermos a evolução do quadro histórico educacional do Brasil não podemos ignorar alguns períodos históricos e tê-los como parâmetros, além de ressaltar aspectos fundamentais das práticas educativas que contribuíram para o desenvolvimento da educação do Brasil.

No contexto social e produtivo da exploração colonial, o indígena e negro africano vieram satisfazer os interesses da burguesia mercantil portuguesa.

Em 1534 na capela de Montmartre, em Paris, foi fundada por Inácio de Loyola e por um pequeno grupo de discípulos. A Companhia de Jesus, que tinha objetivos catequéticos em razão da reforma proteste e da expansão do Luterismo na Europa, essa companhia chegou ao Brasil em 1549 comandada pelo padre Manoel da Nóbrega e acompanhados pelo governado geral Tomé de Souza, com um dos objetivos educar os nativos e aqueles que aqui chegarem,inicialmente edificaram a primeira escola elementar brasileira em Salvador tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, essas escolas eram voltadas para a teoria e prática onde ensinavam a ler, escrever e também práticas agrícolas, marcenaria e ferraria.

O jesuíta mais conhecido foi o noviço José de Anchieta, todas as escolas jesuíticas eram reguladas com um documento, escrito por Inácio de Loyola; nesse período os índios ficaram a mercê dos alienígenas onde as cidades desejavam entregá-los ao processo colonizador, os colonos estavam interessados em escravizá-los e os jesuítas desejavam converte-los ao cristianismo e aos valores europeus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com