TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes De Uma Narrativa

Dissertações: Relatos Diferentes De Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.2 MÉTODOS QUATITATIVOS 7

2.3 ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva, idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das duas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade ,que juntos se entrelaçam,formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo. Abordando a problematização do consumismo exagerado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

Inflação

INFLAÇÃO: de acordo com Sandori (1999), é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de comprar da moeda. O autor observa que a inflação possui autonomia para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia (elevação de um preço “puxa” a elevação de outros), configurando a chamada “espiral inflacionária”. A inflação tem basicamente duas causas: a inflação de custos e a inflação de demanda (Sandroni, 1999; Vasconsellos; Garcia, 2006). A inflação de custos esta ligada ao lado da oferta, ou seja, o nível da demanda permanece o mesmo, mas há aumentos nos custos de produção e custos para ofertar determinado produto ou serviço. Tais aumentos têm basicamente as seguintes origens:

A) aumentos salariais;

B) aumento de custos das matérias-primas e;

C) tipo de estrutura de mercado uma vez que estruturas oligopolistas (ou monopolistas, quando não há controle governamental) possuem maior poder para aumentos de preços.

Já inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação à oferta de bens e serviços em uma economia. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia, por exemplo, pela primeira vez no ano, IPCA acumulado em 12 meses fica abaixo de 6%, em setembro, a inflação oficial ficou em 0,35%, após subir 0,24% em agosto. Destaque no mês partiu da alta de preços dos itens relativos a transporte. Nesta quarta-feira também foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que também acelerou, de 0,16% em agosto para 0,27% em setembro. No ano, acumula alta de 3,61% e, em 12 meses, de 5,69%. Em setembro de 2012 o INPC havia ficado em 0,63%.

Taxa de Juros

A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Lanzana (2001) nota que no âmbito familiar, a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem a prazo (pois taxas maiores aumentam as prestações) e afetam a decisão entre consumidor e poupar (pois juros mais elevados desestimulam o consumo e estimulam aplicações financeiras). Importante observar que o aumento do consumo proporcionado por juros baixos pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada (sem capacidade ociosa) para atender esse maior consumo. Da mesma forma, com juros altos, investe-se o consumo, a economia desacelera e evita-se que os preços subam (pois passa haver capacidade ociosa).A taxa de juros se divide em 2 formas:

A) SELIC: é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, com o objetivo de tornar mais transparente e segura à negociação de títulos públicos. O SELIC é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias. Hoje a SELIC identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. A SELIC é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia.

B) COPOM: o Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.

Podemos verificar a influência da taxa de juros na nossa economia através da mídia, saiu no dia 07 de outubro de 2013, a pesquisa do Banco Central, que mostra ainda que os analistas esperassem nova alta de juros básicos este ano. A expectativa é que a Taxa Selic chegue a 9,75% em dezembro. Nesta semana tem mais uma reunião do Copom e o mercado projeta nova alta de juros básicos, que hoje estão em 9% ao ano.

Taxa de Câmbio

É o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos EUA, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é de 1, 80, significa que o dólar dos EUA custa 1,80. A Taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, os quais são referenciados do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

Saiu na mídia no dia 06 de outubro no Jornal O Estado de São Paulo que Bancos estariam manipulando a taxa de câmbio de moedas pelo mundo, conforme reportagem esta manipulação estaria influenciando também os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com