TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes De Uma Narrativa

Ensaios: Relatos Diferentes De Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A comunicação é um processo em que se busca transmitir uma informação a outras pessoas, para que assim possa se tornar comuns a ambas. A importância desse processo tanto para o público interno quanto externo está no alinhamento do discurso, buscando unificar a percepção sobre os objetivos e estratégias organizacionais nos diferente públicos com os quais a organização interage. Na empresa Braskem, a diretoria de comunicação, o presidente da petro química, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para discutir e analisar quais são as melhorias para a organização. Após a reunião a equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações. Para chegar aos seus colaboradores, a empresa publica O Geração Braskem, que contém notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e também publicam o Família Braskem, com assuntos mais familiares.

Considerando que a comunicação constitui um processo diálogo, marcado pela interação, em que suas mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. No ambiente administrativo empresarial, esse tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das ações da organização, bons relacionamentos geram bons resultados, maus relacionamentos podem gerar conseqüências danosas. Assim, os clientes internos podem ver na comunicação uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa.

A comunicação pode ser considerada como o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, se as ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com a missão, a visão e seus principais, as praticas comunicativas em agir com base naquilo que defende, nas ideias que leva a públicos, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser eliminados, portanto, “discursos de fachadas”, os quais podem afetar os resultados das ações da empresa, caso sejam constatadas divergências. E isso é uma exigência da sociedade contemporânea transparência e veracidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com