TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Relatos Diferentes, Uma Narrativa".

Pesquisas Acadêmicas: "Relatos Diferentes, Uma Narrativa".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  569 Visualizações

Introdução

Uma reportagem - a entrevista de José Américo a Carlos Lacerda - precipitou a queda do regime ditatorial de Vargas, em45. Uma série de reportagens do Washington Post sobre a invasão da sede do Partido Democrata norte-americano provocou a derrubada dopresidente Nixon, nos idos de 70. Algo distantes no tempo, próximos em seus efeitos, os dois exemplos valem para ilustrar a vitalidadedo poder denunciantes do jornalismo na sociedade contemporânea. Mas a exemplificação poderia recuar ainda mais no passado, com omesmo vigor nos resultados.

É preciso acentuar, no entanto, que a conquista do jornalismo moderno é usar essa sua força de maneirasedutora: nenhum rebuscamento estéril, nenhuma forma monótona deve colocar-se entre o olhar do leitor e o fato restituído em suaveracidade. É na reportagem - mais do que na notícia, no editorial ou no artigo - que se cumpre esse mandamento.

Por isso, é a reportagem -onde se contam, se narram as peripécias da atualidade - um gênero jornalístico privilegiado. Seja no jornal nosso de cada dia, naimprensa não-cotidiana ou na televisão, ela se afirma como o lugar por excelência da narração jornalística. E é mesmo, a justo título,uma narrativa - com personagens, ação dramática e descrições de ambiente - separada entretanto da literatura por seu compromisso com a

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com