TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes Uma Narrativa

Pesquisas Acadêmicas: Relatos Diferentes Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO

1- Organizações como IBM, e outras citadas acima no texto, apresentam certa flexibilidade no que se diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

As organizações burocráticas seguem as burocracias existentes nos processos, há excesso de normas e regulamentos e desperdício de recursos, a liderança se da através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica, neste tipo de organização há impedimento criativo de seus funcionários, elas se baseiam na impessoalidade, na formalidade e em um regimento interno praticamente inflexível, possuem atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tendem em seguir as regras estabelecidas a qual corrompe o nível de motivação de seus colaboradores.

Já nas organizações como IBM e outras citadas no texto a contratação dos funcionários tem sido em grade parte terceirizada, elas apostam em estagiários e em colaboradores temporários, os funcionários desenvolvem seus próprios trabalhos e em horários mais flexíveis, eles tendem ser mais criativos no desenvolvimento das tarefas. Esse tipo de organização é menos formal e tem maior e adaptação as necessidades do mercado em relação às empresas burocráticas.

2-Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere- se a extrair resultados de seus colaboradores.Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças?

Google é uma empresa que foi fundada em 1996, quando a internet já era utilizada em grande escala. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas, oferecendo um serviço gratuito, vinculando resultados de pesquisas a anúncios publicitários. Para os fundadores do Google o que mais importa não é uma vantagem competitiva de uma empresa em um dado momento, mas sim sua vantagem ao longo do tempo. A empresa criou um modelo de gestão para atrair os talentos existentes no mundo, os funcionários do Google acreditam na missão de transformar o mundo em um lugar melhor para viver. Com uma equipe de recrutamento selecionando os currículos eletronicamente através de suas necessidades que após uma rigorosa seleção entende que seus colaboradores são recursos valiosos que devem ser gerenciados para poderem realizar todo seu potencial, já que se trata de uma empresa onde o talento, a criatividade e o comprometimento são fatores fundamentais para explicar sua capacidade de inovação.

Facebook é uma empresa que foi fundada em fevereiro de 2004 por um grupo de jovens universitários e se popularizou no filme “A Rede Social”, com a idéia de que a experiência acontecesse on-line. Em pouco tempo o web site era o mais acessado em varias instituições, passando a receber investimentos bilionários, seu layout foi repaginado e novos aplicativos foram sendo incorporados à rede, tornando-se uma grande empresa com sede em Palo Alto na Califórnia, fazendo com que seu criador fosse o bilionário mais jovem do mundo.

Atualmente o Facebook conta com mais de 750 milhões de usuários ativos, seu crescimento médio mensal é de 10%. A página tornou o maior acervo digital de fotos, tornando-se também uma das mais acessadas por dispositivos móveis. Pesquisas informam que o Facebook está entre os 10 sites mais acessados do mundo.O algoritmo do facebook leva em conta três grandes fatores: Afinidade, relevância e tempo.

Podemos concluir que Google e Facebook possuem um ambiente de trabalho bastante descontraído e inovador, proporcionado a seus colaboradores maior flexibilidade nos horários de trabalhos, diferenciando apenas nos valores dos salários e no processo seletivo admissional. Assim podemos dizer que a teoria se iguala as Novas Abordagens ou Abordagens Contemporâneas e pela gestão do conhecimento.

3- Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo- Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no ultimo ano.

c) [...] Mas só nos Estados unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedica-se a trabalhos independentes, segundo o freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão” afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta, “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20 % de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema.[...]

03- A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Na letra A temos a citação de dados estatísticos, citando o número de funcionários e a quantidade de países.

Na letra B temos citação da voz de autoridade presente por meio de um nome renomado (Elance).E citação de dados estatísticos presente no número de países e no número de profissionais contratos.

Na letra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com