TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Relatos Diferentes, Uma Narrativa

Monografias: "Relatos Diferentes, Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Processo Educativo no Contexto Histórico; Psicologia da Ecucação l; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação ].

Prof. Bernadete Strang; Carlos Eduardo Gonçalves; Marcia Basto; e Okçana Battini.

Machadinho D´Oeste

2012

Introdução

Neste portifólio abordaremos alguns assuntos que venham objetivar, ou buscar alguns pontos referênciais envolvendo uma breve reflexão, englobando aluno, professor, escola e a sociedade, desgastarei-me em face de tal, afim de melhor me espressar, através de pesquisa bibliográfica e na internet, pesquisa de campo entre outros.

Sobre a instituição escolar entende-se fundamental um bom desenvolvimento técnico-pedagógico, pois o gestor e profissional da escola devem reunir seus conhecimentos já formados com novas pesquisas do cotidiano escolar, de forma aprimorar conscientemente melhorias para instituição escolar, tendo seu principal escopo que através da comparação de ontem e de hoje projetar e criar novas perspectivas para o amanham.

Segundo Samira Fayes Kfouri, além disso, a compreensão dos condicionamentos políticos e sociais que interfere no cotidiano escolar promova a integração com a comunidade, construindo relações de cooperações que favoreça a formação de redes de apoio e aprendizagem recíproca. Faz-se também necessário que este gestor esteja envolvido nas proposições de planejamento das ações que, voltadas para o contexto socioeconômico e cultural do entorno escolar, incorporem as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola.

Como sabemos a educação escolar ainda é a principal forma de estabelecimento da construção de saberes, chegando ao ponto muitas vezes desconsiderar os conhecimentos adquiridos e vivenciados fora do contexto escolar. Essa questão é bastante problemática porque aponta para determinados “padrões” de leitura do mundo e, consequentemente, de entendimento do que é o outro.

Bem sabemos que, inúmeros conhecimentos são algo transferido de geração para geração porem:

“Escola”, por sua vez, é uma instituição responsável pela socialização desses saberes constituídos pela humanidade, tendo a tarefa de propiciar a cada um o acesso ao saber elaborado às formas com que se atingiu esse saber [ Bianchi, 2009, p.107]

Finalizando aspectos relacionados a escola, tende-se a dizer muitas mudanças já ocorrerão, no entanto, ainda não é suficiente, tanto é possível como preciso evoluir ainda mais.

[...] para existir a escola não basta a existência do saber sistematizado. É necessário viabilizar as condições de sua transmissão e assimilação. Isso implica dosá-lo e sequenciá-lo de modo que a criança passe gradativamente do seu não-dominio ao seu domínio. Ora, o saber dosado e sequenciado para efeitos de sua transmissão-assimilação no espaço escolar, ao longo de um tempo determinado, é o que nós convencionamos chama de “saber escolar”. [SAVIANE, 1991, P.18].

Levando em consideração todos estes aspectos, a educação se dá na família, comunidades e nas instituições, neste caso a instituição escolar entra de víeis á ação da família, eis ai uma questão a ser abordada com ímpeto, através de pesquisas de campo foi presenciado nas dependências da escola uma reunião a APP, na qual o professor sentia-se coagido, pelo fato de responsáveis e pais exigirem do referido nota aos estudantes, e ignorantemente defendiam seus dependentes sobre tudo, não levando em consideração o que o educador tinha a dizer a respeito do assunto, pode ai perceber uma grande contradição, a tantas leis e a uma política a qual não se concretiza porem só existe, e continua existindo no projeto político pedagógico.

Através da pesquisa de campo algo assustador se revela, nem toda teoria está sendo utilizada na prática, no tocante a direitos iguais, onde o professor tem seus direitos e deveres e de igual forma o aluno, eis um emaranhado de ideias onde os pais cobram resultados, porem não querem ser cobrados, uma vez que, um estudante não traz em sua bagagem elementos constituídos pela família, no tocante ao professor é necessário que o mesmo não só transmita conhecimentos, mais caráter entre outros fatores, algo que deveria ser inserido ao indivíduo deste seu nascimento, isso contradiz a valorização do professor, e não raro são os casos de educador afastados de seus cargos realizando tratamentos medicinais e até psicológico, surge uma pressão forte sobre o mesmo. Atualmente o mestre, além de ensinar está agindo como psicólogo, conselheiro e agente social; embora que boa parte da sociedade e o estado sugam este profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com