TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes, Uma Narrativa"

Ensaios: Relatos Diferentes, Uma Narrativa". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

As reivindicações ocorridas no primeiro semestre de 2013 no Brasil causaram grande repercussão nacional e internacional. Na história do país vê-se que há algumas manifestações que conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.

Os manifestantes contestavam o aumento nas tarifas de transporte público, o transporte insuficiente e de má qualidade, a repressão policial violenta aos protestos, entre outras causas. Os protestos tiveram fases, e eram marcados pela rede social Facebook e principalmente pelo Twitter.

Após várias manifestações O Governo anuncia a redução da tarifa do transporte público. E a destinação de royalties do pré-sal para investimentos nas áreas da educação e saúde.

Por tudo isso, a intensa repercussão que os protestos causaram foram de grande valor, para que mudanças fossem feitas em pouco tempo. Cabe agora, avanço por parte de todos, com grande mobilização social para que o direito do povo não seja colocado em evidência.

2 MANIFESTAÇÃO POPULARES NO BRASIL – O PODER BRASILEIRO

Foi no ano de 1992, que parte da juventude Brasileira pintou o rosto com as cores da bandeira para fazer suas reivindicações pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. E gerou grande manifestação ocorreram nas ruas do Brasil.

O que foi: Denúncias de corrupção começaram a aparecer aos montes na imprensa. Pedro Collor, seu irmão mais novo, entregou um dossiê para a imprensa com denúncias de corrupção envolvendo o presidente e PC Farias, tesoureiro de sua campanha eleitoral. Todo mundo já andava extremamente descontente com seu mandato: as medidas de seu governo levaram à recessão do país e desagradaram a boa parte dos partidos políticos e da população. A inflação acumulada no primeiro ano de seu governo foi de 4.853% e o confisco das cadernetas de poupança atingiu em cheio a elite brasileira, que logo ficou contra o presidente.

No primeiro semestre de 2013, Vivemos num país onde todos querem exercer sua liberdade de expressão tivemos a oportunidade de ver e sentir realmente, como somos gigantes pela própria natureza. Os protestos e manifestações que aconteceram no mês de Junho á Julho desse ano, encorajaram muitas pessoas acomodadas, e outras nem tanto, a gritar pelos seus direitos, e com toda razão, mas até quando? Uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de várias cidades brasileiras. O valor das passagens sofreu um aumento de vinte centavos, gerando uma onda de protestos em toda a Capital, a fim de que o valor fosse reduzido, Viu-se muito essa frase ‘ não é por 0,20 centavos é por qualidade de vida, na verdade o povo acordou! e foi nesse contexto que novos temas foram inseridos nas reivindicações, tais como: indignação com o alto custo da Copa do Mundo de 2014, melhorias na educação e saúde públicas e uma reforma política, melhoramentos na mobilidade urbana ( ônibus , trens urbanos e metrôs) a fim de acabar com a corrupção no governo gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e as, reivindicações contra a PEC 33 e PEC 37, diminuição da tarifa dos transportes públicos, entre outros fez as pessoas saírem as ruas com cartazes e caras pintadas , afim de chamar a atenção dos políticos e da mídia. Esses novos tópicos foram cobrados, agora conjuntamente em todos os estados, criando um movimento social gigantesco, com a finalidade de cobrar, do governo, melhorias para toda a população.

Uma das coisas que ficou marcada nas manifestações foi à forma pacifica de protestar da maioria dos manifestantes, é claro que houve uma pequena parte do grupo que fizeram quebra-quebra, mas será que sem esses quebra-quebras os políticos não se assustariam e agiria mais rápido em atender as reivindicações?

Contudo, houve algumas pessoas que se aproveitaram dos quebra-quebras, para fazer saques, o que vai totalmente contra as manifestações, já que a maioria está ali para tentar diminuir os ladrões que estão na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com