TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes, Uma Narrativa".

Artigos Científicos: Relatos Diferentes, Uma Narrativa".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No decorrer das páginas serão abordados temas importantes que mesmo apresentado de um forma não extendida, não deixa de lado o seu grau de importância para o leitor. Abordarei aqui conceitos existentes na microeconomia e macroeconomia, estatisticas e ética. Acredito que eles têm suas particularidades por estarem presentes na economia de uma forma direta ou indireta, não deixando de lado o seu poder de de exercer influência na economia seja na área, social, estatísticas, administrativas e entre outras que estudam o que será abordado.

Microeconomia e Macroeconomia

Inflação, Taxa de Juros e de Câmbio

“Tombini repete em Lisboa meta do BC de conter inflação. O presidente do Banco Central disse que o Brasil está preparado para a atual fase de transição da economia mundial”. "Estamos chegando a um período de transição com a capacidade de promover o bem público da estabilidade financeira e monetária, e também estamos num processo de trazer a inflação para baixo e garantir a estabilidade cambial, dentro de um regime de câmbio flutuante que tem servido bem ao País, fazendo com que a economia brasileira consiga transitar entre esses dois mundos sem deixá-la despreparada para a nova fase à frente, com a economia global crescendo mais fortemente", disse Tombini durante participação no XXIII Encontro de Lisboa de Presidentes de Bancos Centrais de Países de Língua Portuguesa.

A noticia acima citada data-se de 04/10/2013 e aborda um assunto que sempre está pautado em reuniões relacionada à Economina, O controle da inflação. Para combatê-la, primeiro é necessário controlá-la e sempre são tomado medidas para esse devido fim pois com inflação fora do controle, uma determinda economia pode reduzir o seu poder de compra.

Definida como o aumento persitente e generalizado do valor dos preços, a inflação pode ser classificada em 3:

A) Inflação da Demanda: Isso ocorre quando os consumidores decidem aumentar o consumo de uma determinada mercadoria e os empresários decidem aumentar o preço da mercadoria pra quem decide pagar mais pela mercadoria escassa.

B) Inflação de Custos: É quando se tem uma alta nos custos de Produção. No entanto,forçando os empresários a elevarem o preço final de seus produtos.

C) Inflação Inercial: conhecida também como Inflação psicológica; acontece quando a população acredita que o preço de um determinado produto aumentará.

Sendo uma meta da Macroeconomia, o controle da da inflação torna-se um desafio pra um País que quer se destacar nos indices mundiais, pois é impossivel erradicar a pobresa de um País sem ter um controle eficaz da Inflação pois a classe inferior é a classe mais prejudicada com o descontrole.

A inflação tem relação direta com a taxa de juros, pois o aumento da taxa de juros é uma arma para o combate à inflação. Taxa de Juros pode ser considerada como um custo acrescido pelo dinheiro que se pede emprestado sendo o tomador pessoa fisica ou jurídica. Esse aumento da taxa de juros exige que os empresários repassem para custo total de sua empresa o aumento ao definir o preço final de seu produto. O COPOM (Comitê de Política Monetária) é o orgão responsavel pelo controle da taxa de juros aqui no Brasil.

A taxa de câmbio é definida como: preço de uma moeda estrageira convertida em moeda nacional. A moeda referência pra definir essa taxa no mercado mundial é o dolár americano. Assim como o Brasil, a maoria dos paises adotaram o sistemas de taxa de câmbio flutuante onde seguem o comportamento do mercado. A taxa de câmbio também exerce a sua influência na economia pois considerando uma apreciação cambial a economia local ganha mais poder de compra internacional com a sua moeda possibilitando mais importações de técnologias. Já por outro lado a depreciação cambial desvaloriza a moeda local, deixa as importações mais caras, mas no entanto as exportações são favorecidas.

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Medidas Descritivas

Assunto abordado no campo estatístico, as Medidas Descrititivas são usadas para uma melhor compreensão do uso dos dados, resumindo-os e colocando-os em gráficos ou em tabelas de modo a resumir essas informaçoes contidas e chegar a uma idéia ou posição e etc... Exemplo disso podemos citar fatos do nosso dia a dia como:

Depois de uma rodada de um campeonato de futebol envolvendo um grande número de clubes, se fosse apresentado, para dar uma idéia da quantidade de gols na rodada, o conjunto de todos os gols acontecidos em cada partida a compreensão geralmente fica prejudicada. A idéia é frequentemente passada por meio de uma média de gols (por partida), com destaques sobre eventuais goleadas ou de partidas sem gols.

Quando órgãos governamentais medem a inflação de preços, são pesquisados muitos preços de produtos e serviços. Ao invés da informação sobre cada produto ou serviço é calculado um índice de inflação que resume toda informação, eventualmente destacando-se algo que tenha influenciado em demasia a composição do índice.

Numa pesquisa médica, as vezes envolvendo milhares de indivíduos, uma simples percentagem de indivíduos que reagiram ou não ao tratamento informa muito mais do que milhares de indicações individuais se houve controle ou não.

Uma pesquisa eleitoral informa somente o percentual de eleitores consultados que prefere cada candidato e não a opinião individual de cada eleitor

As medidas descritivas Podem ser classificadas em:

Medidas de posição ou tendência central – servem para dar uma idéia acerca dos valores médios da variável em estudo.

Medidas de dispersão – servem para dar uma idéia acerca da maior ou menor concentração dos valores da variável em estudo.

Como o proprio nome diz, a medida central visa determinar o centro de distribuição dos dados observadose subdivise em:

Média aritmética: é onde se obtêm o numero obtido dividindo a soma dos valores dos dados recolhidos pela quantidade de dados.

Mediana: Assim como a média aritmética a mediana também procurar caracterizar o centro da distribuição, mas com um critério diferente. A mediana é o resultado que ocupa a posição central de uma determinada ordens de valores seja eles crescentes ou decrescentes.

Moda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com