TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes, Uma Narrativa

Artigo: Relatos Diferentes, Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é a mais importante ferramenta para nossa sociedade, e nas organizações não seria diferente, quando ela não é clara e explicita não se consegue o objetivo requerido, e dentro das organizações isso fica bastante claro. Esse é o tema deste Portfólio, a comunicação dentro das empresas e a relação com agentes externos. Dentro do texto apresentado: “Relatos diferentes, uma narrativa” de Roberto Rokermann vamos debater as principais características da comunicação tanto internamente como a comunicação com agentes externos das organizações que tem grande importância na mesma.

2 DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Todo ser humano se comunica, mas é muito comum encontrar pessoas que não conseguem interagir umas com as outras. Algumas dicas podem mostrar que a pessoa está bem preparada, pois ela vende bem, fala com propriedade, fala com naturalidade, fala diante de um público sem medo e tem desenvoltura. “Boca seca, taquicardia e mãos frias são sintomas comuns na hora de falar em público, até mesmo para o mais experiente palestrante. A dica do sucesso é saber lidar com estes sintomas, e não querer acabar com eles”, afirma Reinaldo Passadori, diretor-presidente do Instituto Reinaldo Passadori e professor de Comunicação Verbal há mais de 20 anos.

A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso. “É uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho”, afirma Reinaldo.

Cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público. E não é só privilégio dos tímidos, não. É crescente o número de executivos que buscam cursos e programas de comunicação com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações. Isso sem contar aqueles que buscam perder o medo de falar em público.

“Muita gente já se deu conta de que a habilidade de comunicação funciona como uma alavanca para a carreira e vem se firmando como uma competência muito valorizada pelas organizações”, afirma Letterino Santoro, especialista em Expressão Verbal e Escrita. “Mas apesar disso, muita gente ainda se fixa na fluência em outras línguas e negligenciam o domínio do português. Vale lembrar que erros cometidos em e-mails, entrevistas de emprego e outros contatos podem ferir a imagem e a credibilidade da pessoa, prejudicando a conquista do respeito por parte do ouvinte”, conclui Marisa De Mitri, consultora especializada em Língua Portuguesa.

MAS POR QUE A COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE?

Mais do que importante, ela é uma das mais desejadas competências do profissional atual. É fundamental, independentemente do cargo e do perfil, que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Alguns exemplos de situações em que é fundamental falar bem:

• apresentações em público

• motivação de equipes

• liderança

• reuniões de negócios

• contatos com clientes

• vendas

• entrevistas

• negociações

• palestras

• networking

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação deve ser claro e objetivo, com os investidores externos ainda mais. A empresa Braskem citada no texto, apresenta uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, cerca de uma semana antes da divulgação do balanço trimestral, se reúnem para alinhar as mensagens, discutir o que deve ser melhorado.

Quando se divulgam os resultados, a equipe de relações com investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações, e assim podem alinhar os relatos sob a mesma narrativa.

Outro ponto interessante na Braskem é o boletim bimestral com noticia sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios. Os temas são avaliados pela equipe de comunicação, aprovados eles viram textos que são analisados e padronizados para haver coerência com os valores da empresa que presa a sustentabilidade e a inovação.

Na CPFL, empresa geradora de energia elétrica, a comunicação principalmente com seus clientes dá-se de forma mais direta, principalmente com o informativo que é oferecido nas contas de luz que mensalmente atingem mais de sete milhões de consumidores da sua área de atuação. Isso faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de serem entendidas como dicas de segurança. “ Buscamos dar dicas de como evitar acidentes ou alguma outra recomendação”, afirma o diretor de comunicação empresarial e relações institucionais da CPFL Energia, Augusto Rodrigues. Outra atenção especial é dada à imprensa regional. Para melhor atender às publicações e rádios regionais, foi criada uma estrutura descentralizada em que os gerentes de operações têm autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais. “Fazemos media training com eles, buscando reforçar a importância de eles terem um relacionamento próximo com a mídia regional, e damos todo o apoio que os gerentes necessitem para o caso de precisarem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com