TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Capitulo Resistores em Serie - Pronto

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Experimento de Circuitos

Elétricos Resistivos

Nome dos alunos: Jhonatan, Patrick, Wally

Numero da Turma: ELG1N

Nome do professor: Ricardo Toribio

Data: 03/10/2017

SUMÁRIO

 1  – Objetivo        3

 2  – Resumo        3

 3  – Introdução Teórica        3

 3.1  Protoboard        3

 3.2  Multímetro        3

3. Ohmimetro (Ω)        3

4. Voltimetro (V)        3

5. Amperímetro (A)        4

 3.3  Fonte Variavél – CC (Corrente Continua)        4

 3.4  Resistores        4

 4  - Procedimento Experimental        4

 5  - Resultados E Discursões        5

 6  - Conclusão        5

 7  - Bibliografia        5


  1. – Objetivo

        Esse trabalho tem como objetivo entender como fazer as medições dos resistores em serie obtendo suas diferença de potencial (DDP) ao passar por cada resistor usando um voltimetro, com esses feitos vamos conseguir executar experimentos com mais facilidades.

  1. – Resumo

        Vamos aqui mostrar quais equipamentos usaremos para executar o experimento em resistores que estão em serie, qual a forma de executar cada experimento para obter os resultados e assim saber os valores tanto de suas resistencias e também a sua Diferença de Potencial (DDP) quando aplicado uma tensão(V).

  1. – Introdução Teórica

        O trabalho será uma explicação de formas de calculos das resistencias de um resistor usando diversos equipamentos e os meios de se fazer esses testes, um resistor tem os seus valores nominais pintados em cores para nos dizer qual é o seu valor nominal olhando uma tabela fácil

Explicarei nessa parte quais equipamentos serão usados e as formas certas para não danificar os componentes e também os equipamentos. Os materiais que usaremos são:

  1. Protoboard

        Podemos chamar também de Matriz de Ponto, esse equipamentos nos ajudará a fazer um circuito ajudando a deixar fixo os componentes e fazendo ligação de um componente com outros parecendo com um circuito de placa. A Protoboard também nos ajuda a medir a resistencia dos resistores usando o multimetro na função ohmimetro.

  1. Multímetro

        Equipamento indispensavel para qualquer circuito, esse quipamento faz medições dos componentes que estão ligados em um circuito. No multimetro temos varias funções como o ohmimetro, voltimetro e amperimetro que serão abordados nesse trabalho. Explicarei um pouco de cada um:

  1. Ohmimetro (Ω)

                Usaremos essa função do multimetro para verificar a resistencia de cada resistor e fazer os calculos necessario para ser usado.

  1. Voltimetro (V)

                É usado para medir tensão, e nesse caso como vamos usar com a ajuda de uma fonte variavél.

  1. Amperímetro (A)

                Usado para medir a corrente que esta passando pelo circuito no qual esta sendo aplicado uma tensão.

  1. Fonte Variavél – CC (Corrente Continua)

        A fonte variavel nos auxiliará a fazer medições nas quais estaram sendo aplicados uma tensão, como vamos fazer experimentos em resistores vamos também medir a Diferença de potencial (DDP) e a corrente que será montado no circuito.

  1. Resistores

        Resistores são componentes indispensavel para um circuito e é ele que vamos usar como exemplo desse relatório por que o resistor é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em calor ou limita a quantidade de corrente elétrica no circuito.

  1. - Procedimento Experimental

        Foram colocados os resistores no Protoboard em diferentes pontos e em seguida foi medido as resistências de cada um. Medido as resistências foi feita a analise de cores e calculado a tolerancia e o erro de cada uma delas como mostra a tabela a seguir:

R1

R2

R3

R4

Resistencia Nominal [KΩ]

0,007

5,6

33

820

Resistencia medida [KΩ]

0,067

5,6

33,2

825

Tolerancia [%]

−0,0665 +0,0735

−5,32  

+5,88

−32,67 +33,33

− 779

 +861

          Montado o circuito no protobord aplicamos diferentes tensões nos terminais de cada resistência e medimos a intensidade de corrente que a percorre, tendo assim diferentes resultados entre aplicação de  tensões versus corrente. A aplicação dessas diferentes tensões em cada terminal esta expressa na tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (72.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com