TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas - Aula Tema 2

Trabalho Universitário: Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas - Aula Tema 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

SAIRIniciado em quarta, 26 fevereiro 2014, 09:53

Completado em quarta, 26 fevereiro 2014, 10:05

Tempo empregado 12 minutos 6 segundos

Notas 6/6

Nota 1.5 de um máximo de 1.5(100%)

Question 1

Notas: 1

Com relação às fontes do Direito do Trabalho, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. os usos e costumes não podem ser considerados como fontes do Direito do Trabalho.

b. a sentença normativa em dissídio coletivo valerá para todas as pessoas integrantes das categorias econômica e profissional envolvidas no dissídio coletivo.

c. os acordos coletivos são os acordos firmados entre dois ou mais sindicatos, estando, de um lado, o sindicato patronal e, do outro, o sindicato dos empregados.

d. a Justiça do Trabalho, na falta de normas legais ou contratuais, decidirá, conforme o caso, pela jurisprudência e pelos princípios gerais do direito, sendo vedado o uso da doutrina trabalhista.

e. as convenções coletivas de trabalho são pactos celebrados entre uma ou mais pessoas de uma empresa e o sindicato da categoria profissional a respeito de condições de trabalho.

Resposta correta: a sentença normativa em dissídio coletivo valerá para todas as pessoas integrantes das categorias econômica e profissional envolvidas no dissídio coletivo.

Comentário resposta correta: Parabéns! Realmente a sentença normativa em dissídio coletivo vale para todos os integrantes das categorias econômica e profissional envolvidas no dissídio coletivo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Analise as afirmativas abaixo sobre as fontes do Direito.

I – Atos do Poder Executivo são normas oriundas de órgãos como, por exemplo, o Ministério do Trabalho ou a Vigilância Sanitária.

II – As normas internas da empresa que estabelecem condições gerais de trabalho são conhecidas por Regulamento da Empresa.

III – Não é admissível a utilização de Normas Internacionais no Direito do Trabalho, pois o Brasil só opera com a legislação federal produzida no Congresso Nacional.

IV - Contrato Individual do Trabalho é um acordo entre o empregado e o empregador proveniente de condições de trabalho e vale para todos os funcionários de um mesmo setor da empresa.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Escolher uma resposta.

a. I, II e III.

b. II, III e IV.

c. I, II e IV.

d. I e II.

e. I e III.

Resposta correta: I e II.

Comentário resposta correta: Parabéns! O Ato do Poder Executivo e o Regulamento da Empresa são importantes fontes do Direito. O primeiro, sempre oriundo de um órgão como o Ministério do Trabalho. O segundo, representando as questões particulares de cada empresa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Em qual das situações abaixo apresentadas se verifica a aplicação do princípio denominado Primazia da Realidade:

Escolher uma resposta.

a. Júlio prefere ir ao trabalho de motocicleta, pois faz faculdade à noite e, com a moto, consegue chegar a tempo. Ele solicita ao RH para não usar o ônibus da empresa.

b. A empresa Meta Metal determina aos colaboradores que devolvam os EPIs para guarda-los e dar-lhes maior durabilidade, até a próxima inspeção do Ministério do Trabalho.

c. Até que se prove em contrário, a relação empregatícia é tida como ajustada por prazo indeterminado.

d. Se uma Convenção Coletiva previr férias de 45 dias, prevalecerá sobre a própria Constituição Federal que garante apenas 30 dias de férias.

e. Muitas vezes o que está firmado em documentos não é o que ocorre realmente na empresa. Nestes casos, se comprovada uma prática, será dada preferência ao fato em detrimento dos documentos.

Resposta correta: Muitas vezes o que está firmado em documentos não é o que ocorre realmente na empresa. Nestes casos, se comprovada uma prática, será dada preferência ao fato em detrimento dos documentos.

Comentário resposta correta: Parabéns! Com efeito, as práticas comprovadamente adotadas, em geral informadas por testemunhas, prevalecem sobre aquilo que se encontra em documentos da empresa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Dentre os Princípios do Direito Trabalhista estão elencados os seguintes:

Escolher uma resposta.

a. In dúbio pro operario, Irrenunciabilidade de direitos, Primazia da Realidade e Continuidade da relação de emprego.

b. In dúbio pro operario, Irrenunciabilidade de direitos, Continuidade da relação de emprego e normas internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com