TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renata Gabriela do Couto

Por:   •  5/9/2020  •  Dissertação  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

NOME COMPLETO: Renata Gabriela do Couto

DATA:02/09/2020

PÓLO: Santa Rita de Caldas

DISCIPLINA: PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM

TUTOR E PROFESSORA: Luiz Fernando – Selva Maria Guimarães Barreto

ATIVIDADE 3 – VALOR 3 PONTOS

ENTREGA – 06/09/2020

1 – Indique e explique três diferenças existentes entre os entendimentos apresentados por Pavlov e Wallon sobre o processo de ensino-aprendizagem.

A principal diferença entre os dois entendimentos é que um é comportamental e o outro cognitivista.

  • Pavlov- Teoria Comportamental: estímulos, e reforços e punições.
  • Wallon – Teoria Cognitivista: dimensão cognitiva, afetiva e motora.

Pavlov é um dos autores que fazem parte da chamada teoria comportamentista ou bahavorista, ou seja, a teoria do comportamento em resposta aos estímulos do ambiente, as ações humanas, conduta social, conhecimento adquirido, estímulos, respostas, reforços punições.

Estimulo- Qualquer alteração ou parte do ambiente que produza uma mudança no organismo

Resposta- Qualquer alteração no organizo produzida por uma alteração no ambiente (estimulo)

Reflexo – é uma   relação entre estímulo e resposta, na qual o estímulo alicia a resposta.

O condicionamento de Pavlov começou com uma experiência em cães. A ideia é que depois de um certo número de ensaios o cão fizesse algo que não fazia antes, ele teria aprendido alguma coisa. Foi uma pesquisa quase por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado)

A ideia básica do condicionamento clássico consiste em algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas ao invés de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas  e psicológicas  em seres humanos  e animais. Essa descoberta abriu caminho  para o desenvolvimento da reflexologia  e psicologia comportamental e mostrou ter ampla  aplicação pratica.

Sendo assim, o comportamento pode ser moldado de acordo com estímulos e respostas. Podemos utilizar como exemplo aquele sujeito que recebe um treinamento específico, que o faz passar numa prova x. Todavia, esses resultados precisam ser duradouros, para que possa ser caracterizada uma mudança definitiva no comportamento.

As notas das avaliações e elogios, por exemplo, podem ser entendidas como reforço.

Wallon explorou tanto na dimensão cognitiva, afetiva, e motora, ou seja, estudou o desenvolvimento de forma integral. Uma das bandeiras levantadas por Wallon é que a escola deve oferecer formação integral aos estudantes, formação afetiva, intelectual e social, pois até então a afetividade era uma variável pouco considerada no processo educativo.

 Segundo Wallon a inteligência se desenvolve após a afetividade contrariando outras teorias psicológicas, para ele a inteligência surge de dentro da afetividade e estabelece com ela a certa relação de conflito, talvez por isso nos interessamos em saber mais as coisas que gostamos e evitamos aquelas que não se conecta com nossos afetos, parece que para alimentar a inteligência faz-se necessário mobilizar os afetos.

Segundo Wallon ao nascermos somos frágeis seres orgânicos  e nosso desamparo biológico exige que outros seres humanos cuidem de nós, essa condição de absoluta dependência caracteriza nossos primeiros 2 anos  de vida, e por isso nos tornamos seres afetivos, ou seja, a emotividade do bebê expressa o choro e o grito, e garante que o adulto se mobiliza para atender suas necessidades, logo a expressão emocional é uma linguagem, a sua função e fundamentalmente social, ela é usada para comunicar necessidades.

O choro da criança por exemplo,  afeta o adulto que cuida dela, esse caráter contagiante da afetividade  humana permite que as expressões afetivas como choro sejam culturalmente interpretadas pelo adulto, que então age para atender a criança, é no contexto dessa interação emocional e social que se da o desenvolvimento cognitivo da criança, mas Wallon ainda destaca a importância das atividades motoras nesse processo, pois o bebe também expressa sua emotividade por gestos expressões faciais, agitação corporal, o ato motor é uma atividade expressiva que comunica os estados emocionais do bebe e ao mesmo tempo gera estados emocionais no adultos, na medida em que a função simbólica de desenvolve, ou seja, que a criança se torna capaz de pensar em coisas que não estão presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com