TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reprodução

Resenha: Reprodução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Playback

O metodo do playback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorara para retornar o total do investimento inicial. Quando mais rapido o retorno, menor o playback e melhor o projeto.

Assim, o playback sempre deve ser mensurado em tempo dias, semanas, meses, anos, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante sera o investimento. Essa tecnica é bastante conhecida, sendo até repetida popularmente “o tempo para recuperar o investimento exatamente a ideia do playback.

A melhor forma de calcular o playback é contruir uma tabela com um valor do investimento inicial, os periodos, o fluxo de caixa de cada periodo eo valor acumulado do fluxo de caixa. No momento em que o valor acumulado do fluxo de caixa atingir o valor do investimento inicial, atingiu-se o playback, ou seja, o investimento retornou os recursos utilizados, ou ainda, “recuperou-se o capital investido”.

Projeto único:

Deve-ser definir um tempo maximo aceitavel de playback. O poblema é que essa definiçao passa a ser subjetiva, uma vez que se trata do tempo que o investidor estaria disposto a aguadar pelo retorno dom projeto. Após definidos esse tempo, se o projeto tiver um playback inferior ao maximo aceitavel, aceita-se o projeto, senao rejeita-se.

Projeto concorrentes:

Com dois ou mais projetos que são axcludentes, deve-se escolher apenas o melhor, ou seja, o que tem menor playback, tendo, portanto, o retorno mais rapido.

O playback tem tres falhas principais:

1. Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo.

2. Não considera os ricos de cada projeto, que pódem ser muito diferentes.

3. Não considera os fluxos de caixa após o periodo de playback.

(VPL)

O metodo do valor presente liquido é um metodo alternativo ao do playback, visando corrigir as principais deficiencias apresentadas por estes. A sua sigla mais utilizada é VPL. Esse metodo também é conhecido por seu nome em ingles, ou seja, net present value, cuja sigla é NPV. Para utilizar o VPL, faze-se necessario construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes:

• Investimento inicial e investimento adicionais.

• Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno.

• Valor residual do investimento, se houver.

O metodo VPL utiliza os principios de matematica financeira, calculando o valr presente do fluxo de caixa do investimento. Esse metodo é chamado de liquido, pois considera o fluxo total com as saidas ( investimento) e entradas (retornos) descontadas a uma taxa de atratividade.

Após o metodo do fluxo de caixa, adota-se uma taxa minima de desconto, também conhecida como taxa minima de atratividade (TMA) para trazer o fluxo de caixa a valor presente.

O VPL utiliza o principio da matematica financeira de desconto de valores segundo uma taxa de juros composta para cada periodo, no caso, para cada fluxo de caixa. A formula matematica nada mais é que descontar cada fluxo de caica pela TMA composta exponencialmente pelo numero de periodos. Assim, a formula pode ser definida.

Uma vez que o fluxo de caixa do exercicio possui seis periodos (cinco anos mais o fluxo inicial), serao utilizados seis fluxos de caixa divididos pela TMA ( 20%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com