TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto: "O Humanismo Teórico De Che Guevara"

Casos: Resenha Do Texto: "O Humanismo Teórico De Che Guevara". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

BUGIATO, Caio Martins. “O humanismo de Che Guevara.” In: Revista Dialectus, Ano 1, nº 2, Janeiro-Junho de 2013, P. 53-62. Disponível em www.revistadialectus.com.br em 27 /11/2013.

Entendendo Ernesto “Che” Guevara e sua busca pelo novo homem.

Autor:

Tauan da Silva Satyro

Carlos Martins Bugiato é bacharel em Relações Internacionais pela UNESP, campus de Marília, mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e atualmente é doutorando em Ciência Política do referido Instituto. Professor no curso de Relações Internacionais da UNISANTOS e pesquisador do CEMARX/UNICAMP. Suas pesquisas abordam temas das Relações Internacionais e da Ciência Política. -Fonte: Currículo Lattes.

O Texto é divido em três partes, sendo a primeira delas, uma apresentação da tese do filósofo Louis Althusser sobre a ruptura epistemológica do pensamento de Marx, Para contrapor as interpretações de Althersson, ainda nessa primeira parte do texto, Bugiato relata a interpretação de Gyorgy Lukács, filósofo Húngaro, que nega o fato de existir essa ruptura. Na segunda parte do Texto são apresentados os inscritos e discursos de Che Guevara e por fim os elementos humanísticos encontrados que estes possuem.

Althusser defende que o pensamento de Marx se divide na problemática do Jovem Marx com seus inscritos inspirados em Hegel e na ideologia do humanismo teórico de Feuerbach e na problemática de Marx na Maturidade e com seus textos propriamente Marxistas, voltados para o materialismo histórico e dialético. Já Lukács se opõe a isso, dizendo que o que existe é uma evolução entre o Pensamento do Jovem Marx para o Marx na maturidade e não uma ruptura.

Entender Lukács é um caminho que facilita compreender Althusser e este é de grande ajuda para se entender o pensamento de Che Guevara trabalhado no texto, já que o pensamento de Che, com sua busca pelo Novo Homem, é totalmente humanista e ligado ao pensamento do Jovem Marx.

Conforme se vai estudando os inscritos e discursos de Guevara, se vai compreendendo esta ligação. Assim como Althusser, Che também travou um debate com Marxistas, principalmente por conta do seu pensamento em questão aos estímulos morais e materiais para a construção do socialismo.

Ernesto “Che” Guevara, buscava uma sociedade mais justa, sem desigualdade. Acreditava que pra isso acontecer seria necessário educar o homem, para que este pudesse perder a alienação e fosse capaz de se enxergar como ser social. Não deixou de lado os pensamentos Marxistas, mas a partir destes desenvolveu seu pensamento com características próprias. O titulo do texto demostra claramente isso.

“O homem novo de que Che falava deve ser um homem mais responsável e rico interiormente, ligado a outros homens por um vínculo de solidariedade real e de fraternidade universal; um homem que, uma vez quebrados os grilhões da alienação [...] atingirá a consciência plena de seu ser social e sua total realização com criatura humana.” (P. 8-9)

Che criou uma ideia de humanismo próprio, Um humanismo revolucionário. Apostou quase que todas as suas fichas na construção moralista. Pois só assim poderia afastar do homem o individualismo, já que não o alimentaria com recompensas materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com