TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Sólidos E Caracteristicas Fisico- Quimicas

Ensaios: Residuos Sólidos E Caracteristicas Fisico- Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

A intensificação do efeito estufa e aquecimento global

O Crescimento das atividades industriais (especialmente o século XX ) elevou, consideravelmente, a emissão de poluente, sobretudo do gás carbônico(CO2) , que aumenta e retenção de calor junto à superfície terrestre. O aquecimento global é consequência da intensificação do efeito estufa.

Causa: a principal causa é a queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo), a devastação e as queimadas das florestas tropicais pode acarretar graves alterações climáticas, já que o fenômeno de evapotranspiração regula o clima mundial.

Conseqüências: modificação da flora (as plantas têm "preferências" climáticas) e a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, alterando o suprimento de água doce e a possibilidade do crescimento da população de bactérias anaeróbicas e haver ainda mais produção de CO2 e metano (CH4).

Elevação do nível do mar – limites inferior e superior

Fonte: UNEP – United Nations Environment Programme e WMO – World Meteorological Organization

O CO2 é um gás incolor e inodoro ,muito solúvel na água(cerca de 27 vezes mais que o ar) e denso no ar, podendo se acumular próximo do solo e causar asfixia, produzido pela respiração e pela queima de substâncias que contém carbono.Não é combustível nem comburente, por isso é usado nos extintores de incêndio.

O CH4 é um gás presente em ambientes pantanoso, conhecidos também como gás natural. Hidrocarboneto mais simples, que contém apenas um átomo de carbono e quatro de hidrogênio, gás inflamável, de emprego industrial e doméstico encontrado em jazidas na crosta terrestre e também produzido na decomposição de matéria orgânica.

Os clorofluorocarbonetos (CFC), até pouco tempo usado como propelente de aerossóis, aparelhos de área condicionada e geladeiras/refrigeradores e na produção de embalagens, são sustâncias que contêm cloro e flúor.

A ação humana e a destruição da Camada de Ozônio

O aparecimento de organismos fotossintetizantes, produtores de oxigênio, deu a Terra um “filtro solar”, localizado da estratosfera, representado pela camada de ozônio O3.

Há cerca de 30 km de altitude se situa uma fina camada de O3, ,uma substancia que é um a forma alotrópica do elemento oxigênio, gasosa, muito reativa, que forma uma tênue camada na estratosfera, essencial para proteger os seres vivos da radiação e proveniente do Sol.

Causa: O principais gases do efeito estufa são o vapor d’agua , CO2 o CH4 e o

O3 . Alguns poluentes industriais - por exemplo, os CFC - são consideradas substâncias nocivas à camada de O3.

Efeito da Radiação na Terra

Conseqüências: o aumento da incidência de radiação Ultravioleta aumentaria a taxa de mutações nos seres vivos, atingindo especialmente o fitoplâncton. Para o homem, haveria aumento do índice de câncer (especialmente de pele) e de cataratas.

A poluição por O3, tem características próprias com forte relação com fatores climáticos, é um gás extremamente tóxico quando está na faixa de ar próxima do solo, mesmo em baixa concentração. Provoca irritação dos olhos, nariz, garganta, náusea, dor de cabeça, envelhecimento precoce da pele, tosse, fadiga, aumento do muco, diminuição da resistência orgânica às infecções e agravamento de doenças respiratórias.

Inversão térmica fenômeno natural propício á contenção de poluentes na atmosfera

Em condições normais, as camadas atmosféricas mais próximas da superfície são mais quentes, as mais altas são mais frias. No inverno, pode ocorrer a inversão térmica, quando uma camada de ar quente se sobrepõe à camada de ar frio próxima do solo, impedindo que o ar se dissipe.

Nos dias, em que a poluição atinge os maiores picos, o perigo para a saúde é ainda maior. Um levantamento feito pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que, nos dias mais poluídos, o número de internações por

doenças respiratórias, cresce cerca de 8%, e a mortalidade geral aumenta entre 4% e 6%.

Esses dados científicos têm sido importantes para comprovar que a poluição do ar não é apenas uma questão ambiental, mas também um problema de saúde pública. Segundo especialistas, a redução das emissões traria benefícios imediatos à saúde da população: só nos Estados Unidos, isso poderia evitar 18.700 mortes e 3 milhões de faltas ao trabalho por ano.

.

Chuva ácida: destruição de florestas e interferência na cadeia alimentar

A água da chuva não é naturalmente pura como o senso comum costuma apregoar. A impureza natural mais comum deve-se à presença do sal marinho. A água da chuva já é naturalmente ácida devido a quantidade de CO2 dissolvido na atmosfera. Com efeito, corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias. O termo chuva acida refere-se às águas da chuva, assim como a geada neve ou neblina, carregada de ácido sulfúrico (H2SO4) ou ácido nítrico

( HNO3 ).

Causa: Nos gases produzidos por fábricas e motores (queima de carvão mineral e petróleo) são liberados para a atmosfera dióxido de enxofre (SO2), os quais reagem com o vapor da água e O2 , produzindo (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a uma chuva com pH muito ácido.

Consequências: A chuva ácida gera um desequilíbrio nos sais minerais dissolvidos nos solos rios e lagos podendo liberar metais tóxicos e através da cadeia alimentar atingir o próprio homem. Nas florestas, abre clareiras na ramagem, destrói micorrizas, matando algumas árvores, alterando o padrão de iluminação para os estrados inferiores em consequencia à destruição da floresta.

Emissões de Dióxido de Carbono

Fonte: UNEP – United Nations Environment Programme e WMO – World Meteorological Organization.

O SO2 é um gás incolor e com forte odor, derivado de erupções vulcânicas e decompoição sw vegetais, combinado com a água e o oxigênio do ar, transforma-se em H2SO4.Agrava doenças respiratórias preexistentes e também contribui para seu desenvolvimento. Irrita o sistema respiratório, falta de ar, provoca tosse, sensação de respiração curta, diminuição da resistência orgânica às infecções, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

O O2 é um gás incolor, inodoro, insípido, pouco solúvel em água e mais denso que o ar e é comburente, constitui cerca de 21 % da atmosfera,com grande atividade química indispensável a quase todas as formas de vida.Usado em inalações,contra envenenamento ocasionados por CO e (H2S).

O H2SO4, industrialmente é o mais importante de todos os ácidos pelo fato de atacar uma ampla variedade de substâncias; só não ataca ouro e platina, proveniente do enxofre(S).

Obs:Os ácidos possuem características em relação ao sabor de azedos.

.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

____________ CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p.

CHIARADIA, Adelheid e PASTA,Maria Aparecida C.Minimanual de Pesquisa Química-Palavra de Ação.Minas gerais, Editora Claranto, 2004.p. 377-387.

NEHMI.Victor A.Química Volume Único 770 exercícios propostos.São Paulo,Editora Ática,

1996.496 p.

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »