TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia Dos Materiais

Casos: Resistencia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 8

Observar a figura 1 e realizar as atividades descritas a seguir

1- Discutir detalhadamente cada item que compõe o tetraedro.

R: No tetraedro acima, o custo é uma característica muito importante para a construção, a composição igualmente tem valor pois e ela que vai dar as características indispensáveis para um melhor execução pertinente aos matérias, o processamento apresenta o material que no qual tem otima maleabilidade, e que tolera esforços mecânicos, e a microestrutura diz se o material e duro, resistente, dúctil, mostra a quantidade de outros materiais em ligas, entre outras características.

2. Apresentar a conexão existente entre os itens descritos na figura. Explicar como se relaciona cada item.

FACULDADE ANHANGUERA DE JARAGUÁ DO SUL

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA 4ª e 5ª FASE

DISCILINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I

PROFESSOR: VICENTE

ACADEMICOS: ANDRÉ ALVES 3248568832

EDUARDO PERTILE 4200056152

JAIME G. DE LIMA 3236542627

HERIVELTO FELDE 3226042940

FABIANO

ATPS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

JARAGUÁ DO SUL/SANTA CATARINA/ABRIL DE 2013

ETAPA 1

Aula-Tema: Estruturas Cristalinas. Imperfeições em Sólidos.

Essa atividade é importante para compreender a relação entre a estrutura e as propriedades dos materiais e saber classificar um determinado tipo de material.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

1-Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Materiais

Define-se material como sendo aquilo que empregamos na confecção de bens materiais tais

como: habitações, veículos, máquinas e equipamentos, utensílios, etc.

Os materiais são classificados tecnicamente em três classes principais independentes e uma

composta denominadas, respectivamente: polímeros, cerâmicas, metais e compósitos.

Os materiais metálicos compõem o tema central da metalurgia.

Metais

Metais são materiais formados pela combinação de elementos químicos que ocupam a posição central na Tabela Periódica. Esses elementos possuem como principal característica a sua ductilidade, altas condutividades térmica e elétrica. Eles também são mecanicamente resistentes, porém podem ser deformados e, em geral, possuem um aspecto brilhante e lustroso quando polidos.

Cerâmicas

Cerâmicas são compostos com características entre os metais e os elementos não-metálicos e incluem compostos químicos, tais como: óxidos, nitretos e carbonetos. Eles são tipicamente isolantes elétricos e térmicos e resistentes a altas temperaturas e ambientes quimicamente agressivos.

Polímeros

Os polímeros vulgarmente conhecidos como plásticos, geralmente são compostos orgânicos baseados principalmente em átomos de carbono e hidrogênio. Eles possuem elevada massa molecular e usualmente possuem baixa densidade e apresentam baixa estabilidade química e estrutural em altas temperaturas.

Por causa dessas características, suas principais aplicações são na fabricação de produtos com baixo ciclo de vida (geralmente descartáveis).

Compósitos

Os compósitos consistem de dois ou mais tipos de materiais com diferentes estruturas e propriedades. A "fibra de vidro" é uma combinação de vidro e polímero. O concreto e a madeira compensada são outros exemplos de materiais compósitos familiares. Diversos compósitos são combinações de fibras cerâmica inseridas em uma matriz metálica ou polimérica.

2- Completar a tabela 1 apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre noções básicas de materiais metálicos.

Tabela 1- Características das estruturas cristalinas de sistema cúbico.

Estrutura Cristalina Átomos por célula unitária Parâmetro de rede Fator de empacotamento Exemplo de metais

Cúbica Simples 1 átomo a= 2 R 0,52 Polônio

Cúbica de CorpoCentrado 2 átomos acc= 4R (3)¹/2 0,68 Cromo

Cúbica de Face Centrada 4 átomos acf= 2R (2)¹/2 0,74 Cobre

Passo 2

1- Definir em equipe, de acordo com o estudo feito no passo 1, qual será o material metálico utilizado no vasilhame que o grupo desenvolvera e apresentar as características desse material.

Definimos em grupo que o material que será usado no vasilhame, que no caso será uma garrafa térmica será o vidro.

Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).

São basicamente feitos por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas que compõem o vidro são os vitrificantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com