TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia Materiais

Ensaios: Resistencia Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Desafio

No cenário atual, as empresas estão buscando profissionais capazes de enfrentar desafios e resolve-los de forma eficiente. O aluno, ao final do desafio, deverá apresentar um relatório contendo a memória de cálculo com base nas informações de cada uma das etapas.

Objetivo do desafio

Neste contexto, a equipe irá desenvolver um portal de entrada para veículos em sua escola, fornecendo o pré-dimensionamento da estrutura.

Os desafios, estão divididos em duas etapas:

ETAPA 1

Aula-tema: Apresentação do Projeto e Conceito de Tensão

Nesta primeira etapa, deve se apresentar o projeto a ser desenvolvido, e entrar em contato com algumas das diversas aplicações onde conceitos de tensão, tensão admissível e coeficiente de segurança são indispensáveis no dimensionamento ou pré-dimensionamento de partes componentes de uma estrutura.

ETAPA 2

Aula-tema: Tensão e deformação

Esta atividade é importante para que você compreenda, com base nas propriedades físicas dos materiais, a relação entre tensão e deformação nos diversos materiais e como este conceito nos auxilia na verificação e previsão do comportamento das estruturas.

2. Desenvolvimento

Etapa 1

Passo 1

Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos. A equipe deve ser composta de no máximo 5 alunos.

Passo 2

Observar as figuras abaixo:

Figura 1 – Projeto do portal de entrada para veiculos

Passo 3

Calcular o diâmetro do parafuso necessário para resistir às tensões de cisalhamento provocadas pela ligação de corte simples do tirante com a viga metálica, considerando que a tensão resistente de cisalhamento do aço do parafuso é de 120 MPa. Majorar os esforços, força de tração no tirante, por um coeficiente de segurança igual a 2.

O valor da tensão de cisalhamento varia da superfície para o interior da peça, onde pode atingir valores bem superiores ao da tensão média. O valor da tensão resistente foi obtido com base nas especificações da NBR 8800:2008.

Aço do parafuso Tensão de ruptura à tração fu = 415 Mpa

Diagrama de corpo livre

Explicando o cálculo ...

Primeiro foi realizado o cálculo da tensão utilizando o coeficiente de segurança estabelecido pelo exercício. Utilizando a fórmula de tensão média e substituindo os valores. Em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com