TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiron

Trabalho Escolar: Respiron. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Respiron como recurso terapêutico

A fisioterapia utiliza de recursos terapêuticos como o uso do RESPIRON, também chamados de inspirômetros de incentivo. Estes são dispositivos destinados a auxiliar a expansão pulmonar. São recursos da fisioterapia respiratória que encorajam, por meio de um reforço visual, o desempenho da inspiração máxima sustentada.

Os incentivadores, como o RESPIRON, consistem em câmaras plásticas que abrigam uma esfera, móvel e colorida. Quando os pacientes inspiram em fluxos ou volumes inspiratórios suficientemente altos, as esferas elevam-se, fornecendo um incentivo visual ao paciente.

A presença e a assistência do fisioterapeuta é importante para ajudar o paciente a colaborar com o tratamento, seja na fisioterapia convencional ou com a utilização de recursos fisioterapêuticos como os incentivadores. Durante o uso de incentivadores, o aparelho deve ser posicionado verticalmente, a inscrição referente ao volume deve ficar visível para o paciente, ocorrendo o efeito de biofeedback e deve-se evitar vazamentos ou obstrução do bocal. O paciente deve realizar uma inspiração lenta e profunda até a capacidade pulmonar total a partir da capacidade residual funcional, pois a inspiração lenta favorece o fluxo laminar. É recomendada a sustentação da inspiração máxima em torno de 3 segundos, seguida de uma expiração normal, ou seja, até a capacidade residual funcional.

Não há consenso na literatura sobre o uso do inspirômetro de incentivo. Este foi recomendado como tratamento na prevenção de atelectasias, pneumonia e no pós-operatório de cirurgias abdominais e torácicas, considerando mais eficaz do que qualquer terapia física.

Segundo NCS Indústria e Comércio de aparelhos hospitalares, fabricante do R RESPIRON, este aparelho é um exercitador respiratório, mas apresenta recursos que permitem realizar o exercício com fluxo de ar homogêneo. Deve-se “fechar as fendas dos cilindros 2 e 3 com os adesivos fornecidos pelo próprio fabricante: o exercício realizado desta maneira é mais eficaz pois o volume de ar inspirado é maior, inflando os pulmões”. Desta forma consegue simular um respirador volumétrico, orientando a inspirar no bucal com intensidade suficiente para elevar a esfera do cilindro 1 até a janela demarcada pelas duas faixas de texturas diferentes. Manter a esfera nesta posição por tanto tempo quanto puder ou pelo tempo determinado pelo médico ou fisioterapeuta.

Foto 1: com os adesivos fornecidos pelo fabricante, tornando-se incentivador tipo volumétrico Foto 2: sem o uso dos adesivos tornando-se um incentivador à fluxo

Desde o primeiro inspirômetro de incentivo construído na década de 70, diferentes tipos de inspirômetros foram desenvolvidos. Em geral, eles são ativados por um esforço inspiratório, ou seja, realizar uma inspiração, visualizando uma bola dentro de um cilindro transparente, e manter uma inspiração sustentada.

Pode-se trabalhar duas formas diferentes de fluxo: Fluxo Laminar e Fluxo Turbulento. Para obter-se a forma de Fluxo Turbulento deve-se orientar ao paciente: “Solte o ar pela boca, coloque o bucal do aparelho na boca e puxe o ar, forte e profundamente, até que as 3 bolinhas subam”.

Para o Fluxo Laminar deve-se incentivar o paciente a “Solte o ar pela boca, coloque o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com