TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Do Meio-ambiente

Trabalho Escolar: Responsabilidade Social E Do Meio-ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Aula-tema 03: O Indivíduo e a Sociedade

NOME Dayane Queiroga Mendes

RA 6660435857

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Aula-tema 03: O Indivíduo e a Sociedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Ciências Sociais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação daprofessora-tutoraPriscila de Loureiro Coelho.

Anhanguera Educacional

2013

Passo 1:

A socialização é um processo cultural em que se adquirem as maneiras de pensar, agir e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os agentes de socialização estãoa escola, família, os meios de comunicação de massa, os grupos de “status” e o grupos de referência.

A família é o principal agente de socialização, pois é através dela que a criança, ao nascer, sofre influência com base na cultura, modos, religião e crenças. A escola também é fundamental no processo de socialização, pois nela, a criança passa a conhecer e respeitar as diferenças, distinguindo diferenças sociais e valores, onde nessa faze a criança se depara com o “diferente”, e precisa ter orientações pra não recriminar essas desigualdades de raça, cor, cultura, entre outros.

Os grupos de status auxiliam sua formação social a medida que vão avançando a idade, formando personalidades próprias, gostos, gestos, modo de falar e assim por diante.

Já os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização, eles influenciam¬¬ bastante na formação social, tanto positivamente, através de programas socioeducativos, como negativamente, com programas e cenas violentas e desmoralizantes.

Os grupos de referências são utilizados como modelos de vida e comportamento. Geralmente são os chamados “ídolos”, heróis, etc. Pessoas que por algum ato causaram admiração, alguns com atitudes positivas, por exemplo Airton Senna, outros negativas, Hitler.

Passo 2:

A socialização é a etapa onde a criança se descobre, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. Isso não quer dizer que se torne igual a todos do grupo, simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com