TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta AVA NUTRIÇÃO Aula 5

Monografias: Resposta AVA NUTRIÇÃO Aula 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  3.120 Visualizações

Página 1 de 6

Leia o texto a seguir:

A diabetes é uma doença que atinge cerca de 347 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Se bem controlada, ela não prejudica a qualidade de vida do paciente; porém, se não houver o controle adequado, o diabético pode ter riscos de problemas na visão, nos pés e também nos rins, nervos e coração [...].

Em relação à visão, o risco aumenta porque a diabetes provoca alterações nos vasos do corpo e, no caso dos vasos dos olhos, que são bem pequenos, pode causar também pequenos furos que dificultam a irrigação de certas áreas, o que leva à retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira [...]. (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/diabetes-mal-controlada-aumenta-o-risco-de-problemas-nos-olhos-e-pes.html. Acesso em: ago. 2014)

Em relação ao diabetes e suas orientações dietéticas, podemos assinalar a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. A ingestão de carboidratos deve ser realizada preferencialmente com grande quantidade de fibras, o que chamamos de carboidratos complexos, como cereais integrais, verduras, leguminosas e frutas.

b. A perda de peso de 10% a 20% para pacientes com diabetes pode reduzir os níveis de glicemia.

c. Em pacientes que estão sob terapia medicamentosa de insulina, a ingestão de alimentos não precisar ser controlada.

d. A quantidade energética ingerida deve ser adequada e fracionada em 5 a 6 refeições e lanches diários.

e. A prática de atividade física sob orientação profissional e em parceira com as refeições é extremamente benéfica ao paciente.

Resposta correta: Em pacientes que estão sob terapia medicamentosa de insulina, a ingestão de alimentos não precisa ser controlada.

Comentário resposta correta: A insulinoterapia é fundamental para a qualidade de vida do paciente diabético, mas a alimentação sempre deve ser adequada para esse paciente. A alimentação deve estar em sincronia com a administração de insulina para evitar efeitos adversos como hipoglicemia.

Question2

A hipertensão arterial é considerada uma doença crônica não transmissível que atinge uma grande parcela da população. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Paciente com esta doença não deve tomar nenhum tipo de medicamento e deve adotar hábitos alimentares mais saudáveis, como a redução do sódio da alimentação e a redução de consumo de gordura.

b. Os pacientes que tomam a medicação corretamente podem ficar curados desta doença.

c. Entre as recomendações nutricionais mais comuns estão: redução de consumo de embutidos, sal, utilização de ervas aromáticas e bebidas alcoólicas para melhorar a palatabilidade dos alimentos.

d. A perda de peso dos pacientes com hipertensão não melhora seus níveis de pressão arterial.

e. Medidas associadas à alimentação e ao medicamento devem ser indicadas, como a prática de atividade física e o abandono do tabagismo.

Resposta correta: Medidas associadas à alimentação e ao medicamento devem ser indicadas, como a prática de atividade física e o abandono do tabagismo.

Comentário resposta correta: Os pacientes com hipertensão arterial devem seguir uma série de tratamentos, como administração de medicamentos, abandono do tabagismo, abandono do consumo de álcool e diversas recomendações para a redução do consumo de sódio, assim como a prática de atividade física.

Question3

Leia o texto a seguir:

Um terço das crianças que tiveram o colesterol examinado em um estudo nos Estados Unidos registrava níveis altos ou no limite, o que representa um risco maior de doenças cardiovasculares na idade adulta.

Os cientistas analisaram o histórico médico de quase 13.000 crianças no Texas com idades entre 9 e 11 anos. O teste de colesterol era parte de exames de rotina.

Deste grupo, 4.700 crianças (30%) tinham o colesterol alto ou no limite, destaca o estudo apresentado na conferência anual do American College of Cardiology.

Os resultados preocupantes mostram que esta é uma população que precisa de atenção e potencialmente poderiam beneficiar-se de um tratamento [...] (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/um-terco-das-criancas-nos-eua-tem-colesterol-alto-ou-no-limite.html. Acesso em: ago. 2014)

Sobre a terapia nutricional em relação às dislipidemias, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Para pacientes com níveis altos de colesterol devemos indicar o consumo de leite e derivados integrais, evitar o consumo de carnes gordurosas, como pele de aves, bacon, gema de ovo.

b. Para pacientes com altos índices de triglicerídeos, devemos sempre indicar a redução do consumo de carboidrato, que é o único fator determinante para o aumento dos triglicerídeos.

c. A adição de alimentos com soja como proteína texturizada de soja e tofu pode ser coadjuvante no tratamento dietoterápico para dislipidemias.

d. O fitosterol pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de dislipidemias mesmo em quantidades menores que 1 grama.

e. As fibras alimentares podem auxiliar na redução apenas dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Resposta correta: A adição de alimentos com soja como proteína texturizada de soja e tofu pode ser coadjuvante no tratamento dietoterápico para dislipidemias.

Comentário resposta correta: A proteína da soja é considerada uma substância funcional e coadjuvante no tratamento de dislipidemias, por seu consumo regular e diário de 25 g de proteína de soja contribuir para a redução do colesterol.

Question4

Observe a tabela, a seguir, a respeito das principais causas de morte no Brasil por regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com