TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rrrrrrrrrrrr

Artigos Científicos: Rrrrrrrrrrrr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Zilberman Regina

As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. A contação de historias contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade. Os desenhos e o enredo das histórias infantis é um convite que fascina toda criança, e lhe proporciona um grande interesse pela leitura. Não existe outro momento na vida em que as crianças estejam sensíveis à aquisição da linguagem do que no período do nascimento até os cinco anos de idade. Sua sensibilidade é evidente no rápido desenvolvimento lingüístico durante esses anos.

O desenvolvimento da linguagem oral envolve aprender a escutar, adquirir novo vocabulário, aumentar as sentenças e ter clareza na comunicação. As atividades de escuta exigem que as crianças prestem atenção a detalhes, sempre respeitando o tempo adequado à sua idade, e que sejam expostas a novas palavras de maneira significativa. Como também aprendem a partir de modelos, o uso da língua pelo professor torna-se uma ferramenta de ensino, como nas canções, leituras e discussões desenvolvendo assim a linguagem oral.

INTRODUÇÃO

“A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais.”

(Paulo Freire)

O Estágio Supervisionado em educação Infantil aqui apresentado foi realizado no período de 08/09/2014 a 16/09/2014 na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva – “Poeta das Moreninhas”, situada na Rua: Ivo Osman Miranda n° 13, Moreninha IV – Campo Grande/MS.

A Escola iniciou as aulas em suas dependências no dia 1º de Março de 2010 e recebeu este nome em homenagem ao poeta José Mauro Messias da Silva, que devido seu trabalho realizado ficou mais conhecido por “Poeta das Moreninhas”. O poeta nasceu na cidade de Rio Verde, em 26 de abril no ano de 1973. Em 2008 descortinava-se com novos desafios, pois assumiria cargo na Secretaria de Educação em Caracol. No entanto, o sonho do poeta foi interrompido no mês de fevereiro do mesmo ano. Uma doença degenerativa tomou-lhe gradativamente os movimentos do corpo. José Mauro Messias da Silva foi hospitalizado e faleceu no dia 03 de Fevereiro de 2008, aos 34 anos e deixou cinco obras publicadas.

A missão da Escola é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, através de ações transparentes que garantam o acesso a um ensino de qualidade e propiciem a autonomia do aluno fundamentada em valores éticos e princípios básicos da cidadania. Para este fim, desejam formar cidadãos justos, críticos e conscientes de seus direitos e deveres valorizando as relações humanas em todos seus aspectos.

A Escola possui ampla estrutura física, sendo 13 salas de aula, 01 cantina, 01 secretaria, 01 ginásio esportivo, 01 laboratório de Informática, 01 laboratório de Ciências, 14 banheiros, 01 sala de monitoria, 02 depósitos, 01 sala de Educação Física e Artes, 01 sala de Recursos Multifuncional, 01 biblioteca, 03 salas de Coordenação Pedagógica e 01 sala da Gestão. Alguns recursos tecnológicos fazem parte dos equipamentos e materiais didáticos da Escola como aparelhos de TV, aparelhos de DVD, aparelhos de Vídeo, computadores, aparelhos de som e data show. A Escola ainda possui acervo de livros e jogos infantis.

Durante o Estágio Supervisionado foi registrado a pratica docente no 4º Ano, no período matutino, observando e analisando os problemas reais vivenciados no ambiente escolar em relação ao ensino-aprendizagem, à organização do tempo e espaço, ao trabalho coletivo, às diversas funções dos educadores e dos demais funcionários e ás atividades que fazem parte da rotina diária da escola. O plano de aula foi elaborado, de acordo com a grade curricular da Escola, sendo trabalhada Alfabetização. Estágio é uma disciplina que articula a teoria com a prática, proporcionando ao estagiário, experiências práticas que complementam o seu aprendizado teórico.

O Estagio Supervisionada é a oportunidade de vivência e exercício da profissão aprimorando os conhecimentos adquiridos ao longo dos 6º semestres do Curso de Pedagogia.

DESENVOLVIMENTO

“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.”

(Augusto Cury)

O Estagio foi realizado no período matutino, na classe do 4º da professora Flora formada em Pedagogia Licenciatura Plena e com Pós-Graduação em Educação Especial e Psicopedagogia. A classe conta com trinta e três alunos, sendo quinze meninos e dezessete meninas com faixa etária entre 9 e 10 anos. O total de carga horária com as atividades realizadas nessa sala foi de cinquenta horas distribuídas, vinte horas observação, interação e regência, cinco horas planejamento e as demais vinte e cinco horas dividas entre pesquisa, relatório e documentação. Durante a observação foi verificado uma rotina fixa que envolve a acolhida, hino Nacional Brasileiro, oração “Pai Nosso” e palavra da coordenadora pedagógica. Em seguida os alunos vão pra sala, onde a professora organiza-os em suas carteiras, faz a chamada, calendário e lê o alfabeto e classes silábicas. Há envolvimento dos monitores com as crianças, que apresentando as características próprias da idade, exigem atenção, cuidado e orientação individualizada nas diversas situações do cotidiano.

A organização didática da professora apresenta atividades previamente planejadas e adaptadas ás necessidades dos alunos. O planejamento é registrado em um caderno normal, contendo os conteúdos exigidos anualmente. Nele os procedimentos metodológicos respeitam a individualidade das crianças e sempre são flexíveis.

A avaliação utilizada é a mesma todos os dias, observando o interesse e a participação de cada aluno. São consideradas também as atividades realizadas durante as aulas, onde o aluno é avaliado individualmente pelo o que ele conseguiu fazer nessas atividades. Foi observada organização nos horários para a prática da higiene, planejamento de brincadeiras com música e uma diversidade de conteúdos e áreas trabalhados durantes as aulas, tornando o relacionamento entre aluno e professor cada vez mais harmonioso.

A aula ministrada mostra que a formação teórica da professora, foi realizada com sucesso, pois sua pratica pedagógica está de acordo com as teorias, que marcam este começo de século como o construtivismo e o interacionismo, onde o aluno não é visto como um ser passivo, mas ativo, que contribui para sua aprendizagem.

Observação e interação

Primeiro dia: 08/09/2014

No pátio a professora recepcionou os alunos com a estagiaria organizando os em fila e em seguida a coordenadora pediu que todos fizessem silencio para darem início ao hino nacional e logo após deu início à oração. Após este breve acolhimento todos foram encaminhados para sala, a professora inicia a aula cumprimentando a todos com um bom dia e passa no quadro o cabeçalho da escola e um texto do livro pedindo para eles copiarem

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »