TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rryrnrbrneksl

Trabalho Escolar: Rryrnrbrneksl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01 - O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.

Parte superior do formulário

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(a) A função organização refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(b) A função planejamento possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização a divisão do trabalho e designação de processos e atividades.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(c) A função controle permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção o exercício da liderança e coordenação de esforços.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(d) A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços.

Questão 02 - As decisões relativas à divisão do trabalho em departamentos, à especificação de responsabilidades por tarefas e ao estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação referem-se à função administrativa de

Parte superior do formulário

(a) controle.

(b) direção

(c) organização

(d) planejamento.

Questão 03 - Centralização versus descentralização tem-se caracterizado como um dilema para os administradores. Decidir o princípio a adotar depende das circunstâncias que envolvem as organizações. A direção de uma unidade de pesquisa, por exemplo, resolveu adotar a descentralização de autoridade como forma de administrar, pois as(os):

Parte superior do formulário

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(a) decisões são tomadas pelos quem têm visão geral da empresa.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(b) decisões são mais consistentes com os objetivos gerais da organização.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(c) esforços duplicados de vários tomadores de decisão são eliminados.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1

(d) tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação.

Questão 04 - A eficiência é um fator inerente e de suma importância para o desenvolvimento das funções administrativas. A eficiência refere-se:

(a) À técnica de gestão onde as diversas áreas da organização não são consideradas como um sistema aberto.

(b) Ao processo pelo qual a organização administra suas relações com o futuro.

(c) Ao processo, isto é, à utilização dos recursos por parte da organização de maneira econômica e sem desperdícios.

(d) Ao resultado, isto é, à realização dos objetivos estabelecidos pela organização.

Questão 05 - Com relação à atividade de planejamento, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.  I – Planejamento é o processo que visa determinar o que fará a organização para atingir seus objetivos. Em termos mais formais, é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos por meio da análise, da avaliação e da seleção das oportunidades previstas.  II – Planejamento é atividade gerencial fundamental que depende do tipo de organização que esteja sendo gerenciado, estando presente no dia a dia de empresas privadas, mas ausente nas atividades de gerentes de organizações públicas.  III – Planejamento é função gerencial básica, ou seja, precede as demais e constitui a base para as funções de organizar, executar e controlar atribuídas aos gerentes. Dessa forma, recomenda-se o desenvolvimento de planos, para, então, os gerentes determinarem, por exemplo, como estruturar uma organização e utilizar os serviços de seus funcionários.  A sequência correta é:

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1  a) V, F, F.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1  b) V, F, V

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1  c) F, V, V.

HTMLCONTROL Forms.HTML:Option.1  d) F, V, F.

Questão 06 - Julgue os itens em Verdadeiro(V) ou Falso (F):

O planejamento orienta gestores e funcionários quanto às atividades que devem ser desenvolvidas para que as metas da empresa sejam cumpridas. 

( ) Verdadeiro ( ) Falso

Um gestor que trabalha no desenvolvimento do plano de recursos humanos de uma organização, descrevendo as políticas e as diretrizes do referido setor, que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático dessa organização. 

( ) Verdadeiro. ( ) Falso

O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento tático.

( ) Verdadeiro ( ) Falso

As ideias e princípios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administração científica, não são empregados atualmente, devido à evolução das relações de trabalho, aos avanços tecnológicos e aos novos modelos de gestão.

( ) Verdadeiro ( ) Falso.

De acordo com Taylor, o nível de eficiência do trabalhador é estabelecido com base na capacidade social que esse trabalhador apresenta, e não em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com