TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rttrtyhj

Exames: Rttrtyhj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

tivas e as representações da cultura surda, caracterizada pela experiência visual, são corporificadas em livros para crianças de um modo singular, em que o enredo, a trama, a linguagem utilizada, os elementos visuais, os desenhos e a escrita dos sinais (Sign Writing) evidenciam o caminho de autorrepresentação do grupo de surdos na luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades, através da legitimidade de sua língua, de suas formas de narrar as histórias, de suas formas de existência, de suas formas de ler, traduzir, conceber e julgar os produtos culturais que consomem e que produzem.

KARNOPP, L. B. Traduzir sinais: reflexões sobre a tradução de textos surdos. CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE. 15. 2007, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2007. Disponível em: <http://www.alb.com.br/anais15/index.htm>. Acesso em: 24 mar. 2013.

Com base na leitura do excerto acima e no seu aprendizado durante a aula-tema 04 é possível inferir que:

Escolher uma resposta.

a. o fato de os personagens principais das histórias Rapunzel Surda e Cinderela surda serem também surdos cria um elemento de identificação para a criança surda.

b. a literatura surda não consegue narrar, ler e traduzir histórias para a língua de sinais.

c. Cinderela Surda e Rapunzel Surda não podem ser consideradas elementos da cultura surda, pois seus contos originais foram criados para crianças ouvintes.

d. a substituição do sino pelo relógio e do sapato de cristal pela luva, na história da Cinderela Surda, é prejudicial aos surdos, pois distorcem o conto original.

e. os contos Rapunzel Surda e Cinderela Surda ignoram a língua de sinais, apresentando personagens surdos oralizados.

Question 6

Notas: 1

Para Choi et al. (2011, p. 51-55) as adaptações das tecnologias também representam um elemento cultural da comunidade surda, a partir do momento que fazem parte da comunicação e interação dos surdos com o mundo. Desse modo, considerando seu aprendizado na aula-tema 04, analise as afirmações abaixo e indique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas:

( ) O despertador vibratório é um recurso utilizado para os surdos, principalmente sob o travesseiro, utilizando a vibração em lugar do alarme sonoro.

( ) As campainhas luminosas substituem o som por uma luz, acionada através de lâmpadas distribuídas em várias partes da casa ou da escola.

( ) os celulares ainda não podem ser utilizados pelos surdos para uma comunicação em LIBRAS.

( ) O closed caption ou legenda oculta realiza a tradução das informações sonoras transmitidas na televisão, desde a fala de personagens até ruídos e músicas.

( ) Os TDD ou TTS são telefones programados para ampliar o som e assim se tornarem audíveis para os surdos.

Escolher uma resposta.

a. V, V, F, V, V.

b. V, F, F, V, F.

c. V, F, F, V, V.

d. V, V, F, V, F.

e. F, F, V, V, F.

Anhanguera

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »