TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SOCIEDADE

Monografias: SAÚDE E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.312 Palavras (14 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Fundamentos de Administração 4

3 Economia no setor Público 9

4 Ética, Política e Sociedade 11

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

ANEXOS.....................................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

A saúde humana, no Brasil e no mundo atual, tem uma das suas marcas, na forma como o processo de globalização e reestruturação produtiva vem desenhando o modo de vida e definindo outros padrões de saúde-doença das populações.

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Esta Empresa Pública promover ações de prevenção e controle da epidemia de AIDS e das DST’s, potencializar o desenvolvimento de pesquisas sociais e clínicas de saúdes em objetos relacionados à área da saúde, articulados com a dinâmica da sociedade, na perspectiva de gerar práticas capazes de favorecer a reflexão dos processos de trabalho que se apresentam em face das diferentes necessidades da população do Município de Rio Branco/AC.

O Programa Municipal DST/AIDS visa contribuir com políticas e práticas em Saúde refletindo a operacionalização do SUS no contexto social, político e econômico brasileiro, com vistas a permitir a formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de elevar a qualidade dos serviços prestados para a população do município.

A reflexão central deste trabalho constitui-se em torno das expectativas projetadas em relação às ações educativas e preventivas desenvolvidas em meio à sociedade, no âmbito da prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Para discutir este tema recorremos à revisão dos aspectos na atualidade e nas expectativas que podemos ter em relação às ações desenvolvidas no âmbito da prevenção, promoção à saúde, diagnóstico e assistência às pessoas vivendo com HIV.

Na construção dessa reflexão observamos que as propostas de educação em saúde desenvolvidas no campo da saúde são dirigidas à sociedade e estabelecem princípios, objetivos, recomendações para a educação sexual de adultos, adolescentes, crianças e grupos vulneráveis - (Gays, travestis, usuários de droga, profissionais do sexo, transexuais e lésbicas).

2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

O Programa Municipal de DST/AIDS enfatiza sua missão em sua finalidade de existência, tendo como foco formular e fomentar políticas públicas de DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais de forma ética, eficiente e participativa, fundamentadas nos Direitos Humanos e nos princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Bastos (2000) no Brasil a propagação da infecção pelo HIV vem sofrendo transformações significativas no seu perfil epidemiológico, com tendência de pauperização da população infectada e aumento de casos em heterossexuais – principalmente mulheres – crianças e jovens.

Nessa linha de análise enfocaremos nosso estudo na Secretaria Municipal de Saúde, especificamente no Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental através do Programa Municipal de DST/AIDS da cidade de Rio Branco/Acre.

O programa visa contribuir para a excelência do Sistema Único de Saúde respondendo de forma ousada, inovadora as necessidades da população em relação às DST, HIV/AIDS e Hepatites Virais e identificando os grupos vulneráveis.

A importância da ideia de vulnerabilidade reside no reconhecimento de que a infecção pelo HIV não depende apenas da informação e da postura individual, mas de uma série de fatores estruturais que afetam os indivíduos, independentemente de sua vontade. Ao individual, associa-se o coletivo. Entre outros, a desigualdade de condições econômicas, políticas, culturais, jurídicas, afeta a suscetibilidade à infecção do HIV e ao desenvolvimento da AIDS.

A Divisão de Endemias promove ações de prevenção e controle da epidemia de AIDS e das DST’s, oferecendo atenção à saúde e à qualidade de vida das pessoas com DST/ HIV/ AIDS e Hepatite Virais, desenvolvendo e executando políticas públicas de saúde para estes agravos endêmicos;

A estrutura organizacional desta empresa pública, dividi-se em elementos existentes, como RH, produção, marketing e finanças, executados eficientemente no âmbito de suas ações, com a missão de atender humanamente seu público alvo. O processo originou-se com Henry Fayol, no século XX, inicialmente chamado de funções. Sua contribuição atuou de forma positiva no conceito administrativo, apontando um conjunto de funções, chamadas de áreas funcionais. Que consisti em monitorar seu desenvolvimento, criando uma linha clara de parâmetros, para melhor administra-la. No decorrer dos anos estas funções foram resumidas em quatro princípios a DPOC_ planejar, organizar, dirigir e controlar.

FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS

RH Produção Marketing Finanças

P

L

A

N

E

J

A

M

E

N

T

O - Quadro efetivo e comissionado;

- Planejar a PAM - (Programação Anual de Metas), que é apresentada para o conselho municipal da saúde, que é avaliada e segue para votação e aprovação; - Material gratuito: gráfico, malharia, aquisição de bens permanentes, entrega de preservativo, gel lubrificante , ATA-(ácido tricloroacético) e testes rápidos- HIV E Sífilis; - Divulgação em rádio, televisão, internet, revistas eletrônica, jornais, outdoor, faixas e cartilhas;

- Campanhas anuais e programadas;

- Em casos de endemias, entra com medidas preventivas; - Recursos próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com