TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECARSCMO

Exames: SECARSCMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Basílio está sendo investigado pela prática de crime. Embora o inquérito não seja realizado sob o crivo do contraditório, o advogado de Basílio solicita que sejam realizadas diligências tendentes a comprovar sua inocência. O delegado de polícia, sem aduzir qualquer motivo, simplesmente se nega a realizá-las, alegando apenas que não está obrigado e atender ao pedido, com base no art. 14 do CPP, segundo o qual "O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade." Entretanto, em relação às diligências solicitadas pelo ofendido, todas foram atendidas, sem qualquer ressalva. Com base na hipótese acima narrada, descreva qual o principal objetivo da investigação policial e analise se a conduta do delegado de polícia está correta e se há ou não ofensa a quais princípios inerentes à investigação criminal violados com a conduta do delegado, justificando sua resposta à luz do Estado Democrático de Direito em um texto de até 20 linhas (2,5 pontos)

2. O promotor de justiça da comarca recebeu denúncia anônima, por meio do disque-denúncia, com a notícia a respeito da prática de crime de furto, atribuído a Eloi. Em decorrência desta denúncia anônima, o promotor de justiça requisitou ao delegado de polícia Renato o imediato indiciamento de Eloi, pela prática do crime de furto, ainda que sua requisição não estivesse acompanhada de qualquer documento que comprovasse a autoria e a materialidade do delito. Com base na hipótese acima narrada, analise e descreva se o delegado de polícia está obrigado a atender à requisição do promotor de justiça e justifique sua resposta, em um texto de até 15 linhas, com base no que seria o procedimento correto segundo o Estado Democrático de Direito. (2,5 pontos)

3. José, indiciado por um crime, é intimado a comparecer na delegacia para prestar interrogatório. No entanto José recusa-se a comparecer alegando não ter nada a declarar, usando o seu direito ao silêncio. O Delegado Dimas, por sua vez, determina a condução coercitiva do indiciado, com base no art. 260 CPP, para que este compareça ao distrito policial. Diante do exposto, o Delegado pode determinar a condução coercitiva do indiciado e qual princípio norteia esta situação? Justifique sua resposta com base no ordenamento jurídico em até 8 linhas. (2,5 pontos)

4. Denis foi preso em flagrante delito pelo crime de furto com o emprego de chave falsa, onde a pena prevista pelo ordenamento jurídico é de reclusão, de 2 a 8 anos e multa. Ao chegar à delegacia, o Delegado concedeu fiança a Denis, pois esta constitui em um direito individual constitucional previsto na Constituição Federal. Ante o exposto, o delegado poderia ter concedido fiança? Justifique sua resposta com base no ordenamento jurídico em um texto de até 12 linhas. (2,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com