TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE EMPRESÁRIAL

Dissertações: SOCIEDADE EMPRESÁRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE EMPRESÁRIAL

SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO E SOCIEDADE ANÔNIMA

O presente trabalho tem como objetivo o estudo da Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Empresárias. O estudo realizado expõe a analise de duas situações Empresárias.

A Sociedade Empresária é um instituto genérico e impessoal que abrange vários tipos de sociedade. Pode ser considerada como a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente atividade econômica organizada para a produção. Nessa sociedade é a pessoa jurídica que explora uma empresa, o agente econômico organizador da empresa. A própria sociedade é titular da atividade econômica. Sociedade empresária é um conceito mais amplo que sociedade comercial, pois abarca uma das maneiras de organizar, a partir de investimentos comuns de mais de um agente, a atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços. As sociedades empresárias são sempre personalizadas, ou seja, são pessoas distintas dos sócios, titularizam seus próprios direitos e obrigações.

As pessoas jurídicas, no Direito brasileiro, em princípio, são classificadas de acordo com a norma que as rege. Assim, temos as pessoas jurídicas de público nacional e internacional, e as pessoas jurídicas de direito privado.

Para que se possam entender melhor as Sociedades Empresárias, serão usados dois exemplos de sociedades: Saciedade de Conta de Participação e Sociedade Anônima.

A Sociedade de Conta de Participação é uma forma de sociedade empresária, despersonalizada, na qual pessoas juntam-se para, com comunhão de esforços e através de gestão individualizada dos recursos, alcançarem um objetivo comum.

O doutrinador Fran Martins (2001) conceitua que:

[...] A sociedade em conta de participação, dado o seu caráter especial, de existir apenas entre sócios, não está sujeita, para constituição às formalidades exigidas para as demais sociedades comerciais, ou seja, a ter um contrato escrito, quer por instrumento público ou particular. (Fran Martins, 2001 apud Hellom Lopes Araújo, p.03).

Segundo o art. 991 do Novo Código Civil (Lei 10.406/2002), "na sociedade em conta de participação a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes". A constituição da Sociedade em Conta de Participação independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito (art. 992 do CC). Não há necessidade de registro em cartório, em junta comercial ou outro órgão governamental qualquer. Por não haver registro público, a SCP não tem razão social ou inscrição no cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ). Tampouco há necessidade de constituição de capital sócia.

Como exemplo dessa Sociedade pode se analisar, a seguinte situação:

Maria faz bolachas artesanais para venda em comércios próximos à sua residência. Ela nunca se preocupou em formalizar a sua atividade seja com contrato social ou com registro na Junta Comercial da sua cidade. Maria já investiu ao todos R$5.000,00 para adquirir utensílios, equipamentos, matéria prima e embalagens para o seu negócio.

Logo Maria, trabalha com intuito de captação de recursos financeiros para o seu desenvolvimento econômico, assim com características de sociedade em conta de participação. A participação dos sócios se dará através de duas formas:

Sócio ostensivo conhecido como sócio empreendedor, é aquele que realiza todos os negócios ligados à atividade do objeto constitutivo, em seu próprio nome, respondendo por tais obrigações de forma pessoal e ilimitadamente. O sócio ostensivo, que pode ser pessoa física ou jurídica, deve prestar contas perante os demais sócios participantes da aplicação e gestão do patrimônio. Somente o sócio ostensivo cria obrigações perante terceiros (CC art. 991).

Sócio participante ou sócio oculto, também conhecido por sócio investidor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com