TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADES COMERCIAIS

Dissertações: SOCIEDADES COMERCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

Com a evolução do sistema capitalista, as empresas tornaram-se mais competitivas e, conseqüentemente, tiveram que ampliar suas instalações fabris e administrativas, investir em novas tecnologias e aprimorar os controles e procedimentos internos, principalmente na redução de custos para que seus produtos pudessem ser mais competitivos no mercado.

Para atender toda essa mudança seria necessário grande volume de recursos, impossível de se obter por intermédio de sua atividade operacional ou por parte dos seus proprietários. No entanto, a empresa buscou captar esses recursos junto a terceiros por intermédio de Empréstimos bancários, a longo prazo, ou através do público com abertura do capital social para novos acionistas.

Entretanto, os futuros investidores necessitavam conhecer a posição patrimonial e financeira da empresa, sua capacidade de gerar lucros etc. , para que pudessem avaliar a segurança, liquidez e rentabilidade do seu futuro investimento.

Em conseqüência da evolução do sistema capitalista através do surgimento das grandes empresas, abertura de capital em busca de novos acionistas etc., impulsionou o surgimento e evolução da Auditoria Externa ou Auditoria Independente, pelo fato dos novos investidores necessitarem de informações seguras de pessoas independentes, ou seja, que não possuíssem nenhuma relação direta ou indireta com a organização, com intuito de evitar manipulação de informações.

As Demonstrações Financeiras(contábeis) passaram ter uma importância muito grande para os futuros aplicadores de capitais, pelo fato de representarem a base onde seriam extraídas as informações necessárias para as tomadas de decisões. Para isso, haveria necessidade de um profissional que entendesse do sistema contábil, para fazer as análises necessárias e emitir sua opinião. Esse profissional é o Auditor Externo ou Auditor Independente, função exclusiva do Contador.

Sendo a base da Auditoria Independente ou Externa o controle interno e o sistema contábil utilizado pelas empresas, onde, através de procedimentos próprios serão detectados se as mesmas elaboraram as suas Demonstrações Financeiras(contábeis) de acordo com as normas contábeis, pressupostos contábeis, a lei das sociedades anônimas(Lei das S/A) e agora a lei nº 11.638/2007, que significa que o Brasil passou a adotar as IRFS(International Financial Reporting Standards), cujo objetivo é a TRANSPARÊNCIA, fazendo com que as empresas divulguem as informações necessárias e relevantes para conhecimento dos usuários.

CAPÍTULO I

EVOLUÇÃO HISTÓRICA.

1.1 – Evolução Histórica no Mundo

A história da auditoria não registra o nome do primeiro auditor, por que o perdeu. Registre-se que o mercado acionário, pode-se dizer, iniciou-se no século XIV, na cidade de Bruges, Bélgica quando os comerciantes locais se reuniam para fazer negócios.

Supõe-se que a auditoria surgiu como profissão quando um especialista deixou de praticar Contabilidade para assessorar outros profissionais, transformando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com