TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLICIOLOGIA

Tese: SOLICIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Tese  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Em matéria publicada pelo jornal O Globo, do dia 19 de março de 2014, pesquisa da NASA foi divulgada. Leia os trechos a seguir:

"Impérios como Roma e Mesopotâmia entre tantos outros, espalharam-se por territórios imensos, criaram culturas sofisticadas e instituições complexas que influenciaram cada aspecto do cotidiano de seus habitantes — até, séculos depois, e por diversas razões, sucumbirem. A civilização ocidental segue o mesmo caminho e está a um salto do abismo, segundo um estudo divulgado em pela NASA. As raízes do colapso são o crescimento da população e as mudanças climáticas".

"(...) a modernidade não vai livrar o homem do caos. ... “o processo de ascensão-e-colapso é, na verdade, um ciclo recorrente encontrado em toda a História”."

(confira a matéria completa no link, Nasa prevê que planeta está à beira do Colpaso).

Dez anos atrás, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha escrevera:

"É Heródoto (História, 82) quem conta que os argivos e os lacedemônios estando em guerra por causa de um territorio, travaramse duas batalhas. "Em seguida a esses acontecimentos", escreve Heródoto, "os argivos cortaram os cabelos, que até então eram obrigados a usar longos, e promulgaram uma lei, corroborada por imprecações, segundo a qual nenhum argivo deixaria crescer os cabelos (...) enquanto eles não reconquistassem Tirea; os lacedemônios, por seu turno, promulgaram uma lei em sentido contrário, segundo a qual, daí em diante eles, que até então não usavam cabelos longos, passariam a usá-los".

"Há dois modos básicos de se entender a noção de cultura e de identidade. O primeiro, a que poderíamos chamar, por simples conveniência, de platônico, percebe a identidade e a cultura como coisas. A identidade consistiria em, pelo menos como um horizonte almejado, ser idêntica a um modelo, e supõe assim uma essência, enquanto a cultura seria um conjunto de itens, regras, valores, posições etc. previamente dados. Como alternativa a esta perspectiva, pode-se entender a identidade como sendo simplesmente a percepção de uma continuidade, de um processo, de um fluxo, em suma, uma memória. A cultura não seria, nessa visão, um conjunto de traços dados e sim a possibilidade de gerá-los em sistemas perpetuamente cambiantes. Por comodidade, poderíamos chamar esta postura de heracliteana."

(leia a íntegra do texto no link, O futuro da questão indígena)

Após a leitura da reportagem do jornal O Globo e do artigo de Manuela Carneiro da Cunha, responda - em um texto dissertativo, de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas - duas questões:

1) No texto de Manuela Carneiro da Cunha, no item "População", entre as páginas 3 e 4, a autora narra dois eventos históricos da morte de parcela elevada de populações indígenas decorrentes do primeiro contato com as ditas "sociedades englobantes", ou seja, com sociedades não indígenas: apenas cite um destes eventos.

2) O cenário narrado pela reportagem é, de certa forma, o futuro apontado pelo artigo de Manuela Carneiro da Cunha - um futuro catrastófico, é verdade -, já que ambos os textos guardam dez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com