TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabonetes

Artigo: Sabonetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de Fabricação de Sabonetes

Os sabonetes são destinados á limpeza corporal, compostos de sais alcalinos, ácidos graxos ou suas misturas ou em outros agentes tensos ativos ou suas misturas, podendo ser coloridos e/ ou perfumados e apresentados em formas e consistência adequadas ao seu uso. A fabricação de sabonetes sólidos é dividida em dois processos: Saponificação e o Acabamento.

Para a saponificação empregam-se as substâncias de gorduras, soda cáustica e o sal que serve como removedor de impurezas.

Neste processo existem três sistemas que é empregado.

Fervura integral:

É o processo de pureza do sabonete e as gorduras, soda líquida é adicionada numa caldeira e processados, seguindo-se os estágios de (fervura salga, lavagem, fervura para lavagem, sedimentação).

Essa saponificação deve ser feita de forma apropriada para ter 0.1% máximo de insaponificáveis, 0.5% máximo de cloreto de sódio e 0.05%máximo de soda livre do produto final.

Semi fervura:

Este processo é geralmente empregado para preparar o sabonete potassa ou ate mesmo os sabões macios a partir do óleo de coco. Este métodos geralmente apresenta fracos resultados porque produz sabonetes contando muitas impurezas.

Fervura e a frio:

Tanto o processo de semi-fervura,quanto o processo a frio são econômicos e simples na preparação dos sabonetes.Mas o uso de ambos os processos, contudo está apresentado notável decréscimo em virtude da pobre qualidade do sabonete produzido e da impossibilidade da recuperação de glicerina e,como se sabe,a produção de sabonetes exige uma alta qualidade do produto que,aliás,é o fator crítico.

Para o Acabamento se utiliza três sistemas para a fase de acabamento.

- Sistema automática secagem contínua a vácuo;

É amassado pela máquina amassadora,conduzido pelo condutor até a máquina misturadora onde recebe perfume e coloração.

O sabonete é transformado em tabletes,novamente amassado pela máquina amassadora e extrusado,cortado,secado e estampado,transformando-se em sabonetes.

- Sistema de resfriamento em estrutura própria;

O sabonete é cortado longitudinalmente e lateralmente em tamanhos adequados,em seguida,cada pedaço é estampado com a marca registrada do fabricante.Este sistema serve para pequenas produções.Esse processo é ideal para a produção de Sabonetes usados pra banhos.

Resfriamento em tambor

O sabonete líquido é bombeado no misturador de sabonete através de uma bomba, junto com carbonato de sódio, se necessário. O sabão líquido, após a mistura,é espalhado sobre a superfície do tambor de resfriamento localizado abaixo,em fina camada de espessura uniforme. Como o interior do tambor relativo com água, a placa de sabão é formada em sua superfície. Essa placa é retirada e, em seguida submetida ao processo de mistura,refinamento conformação pela máquina amassadora dúplex a vácuo e transformada em barras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com