TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca Do Trabalho

Monografias: Seguranca Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DISCENTE: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: A SEGURANÇA DO TRABALHO NA ENGENHARIA CIVIL.

DEZEMBRO/ 2014

1.0- Introdução:

Mapa de Risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho. É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles. O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande.

Figura 01: Mapa com legenda da Intensidade dos Riscos e Grupos de Risco; fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/

 O Mapa de Risco foi criado através da Portaria n° 05 em 17/08/1992 tratando da obrigatoriedade, por parte de todas as empresas, da "representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho", e faz parte da NR-09.

 É um levantamento dos pontos de risco de um determinado setor de uma empresa.

 Identifica situações e locais potencialmente perigosos com o intuito de alertar os trabalhadores que venham a trabalhar no local.

OBS.: É de responsabilidade na CIPA elaborar os mapas com auxílio dos trabalhadores do local.

 Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.

1.1- Para que serve o Mapa de Risco:

Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. Disseminar a conscientização entre os funcionários de suas integridades físicas.

O Mapa de Risco visa também estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visa estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos, os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança.

2.0- Quem elabora o Mapa de Risco:

De acordo com a NR 5 no item 5.16, a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes podem elaborar e assinar o documento.

O SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.

O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa.

O ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima.

O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor ( por partes ).

3.0- Elaborando um mapa de risco:

3.1- Algoritmo para elaboração de um mapa de Risco:

1º)PASSO:

Conhecer os setores/seções da empresa: O que é e como produz. Para quem e quanto produz (direito de saber);

2º) PASSO:

Fazer o fluxograma (desenho de todos os setores da empresa e das etapas de produção);

3º)PASSO:

Listar todas as matérias-primas e os demais insumos (equipamentos, tipo de alimentação das máquinas etc.) envolvidos no processo produtivo.

4º)PASSO:

Listar todos os riscos existentes, setor por setor, etapa por etapa (se forem muitos, priorize aqueles que os trabalhadores mais se queixam, aqueles que geram até doenças ocupacionais ou do trabalho comprovadas ou não, ou que haja suspeitas). Julgar importante qualquer informação do trabalhador.

4.0- Construindo um mapa de risco:

A partir de uma planta-baixa baseada em um projeto de Arquitetura de cada seção, são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande.

Os Riscos Ambientais são classificados em cinco grandes grupos: os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho.

Eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com