TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Seguranca No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O conceito Sustentabilidade deve ser levado em conta indiscutivelmente na fase de engenharia. Pois é nesta fase de projetos que se pode verificar e planejar com as diversas áreas da engenharia envolvidas no projeto, propostas e soluções para se puder executar uma obra dentro dos padrões de sustentabilidade exigidos pelo mercado e pela sociedade. O conceito de um Projeto Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução de resíduos gerados pela construção, utiliza de forma inteligente e econômica água e energia e proporciona aos usuários um conforto e melhor aproveitamento das áreas. É importante ressaltar que os critérios de sustentabilidade ambiental para o espaço construído, muitas vezes representam um investimento inicial alto, mas que ao longo da vida útil do empreendimento vão sendo minimizado, por meio dos ganhos com eficiência energética, uso racional da água e durabilidade da edificação.

Diante disso, a preocupação com a questão ambiental passou a ser levantada nos mais diversos setores da sociedade, promovendo a gradativa adesão dos diferentes setores mercadológicos. Em busca do equilíbrio entre o que é socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente sustentável, é usualmente descrita em função da chamada “triple bottom line”, que congrega as dimensões ecológica, econômica e social do desenvolvimento sustentável (SILVA, 2003).

Os projetos de uma obra sustentável devem contemplar de forma inteligente: os passivos dos recursos naturais (iluminação natural), prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), racionalizar o uso de energia com a utilização de tecnologias eficazes como o aquecimento solar e a geração de energia por painéis fotovoltaicos. Temos também que planejar áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura. Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - CICLO DE VIDA DE UMA EDIFICAÇÃO

Segundo Degani (2010) o ciclo de vida dos edifícios inicia-se na etapa de Planejamento, etapa essencial para garantir o desempenho mais sustentável do edifício, uma vez que é neste momento que se definem o local de implantação e os objetivos funcionais, sociais e econômicos a serem atendidos pelo empreendimento. Finalizada a etapa de Concepção, inicia-se o Canteiro de obras, momento em que acontece a realização do empreendimento e quando são percebidos os impactos da construção propriamente dita. Estas etapas são as mais breves do ciclo de vida dos edifícios, entretanto, elas são fundamentais para o nível de desempenho que permanecerá na sua etapa mais longa – a etapa de Uso e Ocupação (DEGANI, 2010).

Outra etapa extremamente relevante, em se tratando de sustentabilidade ambiental, é representada pelas atividades de Manutenção e Reforma, pois são determinantes para o aumento da vida útil das edificações e no aperfeiçoamento de seus níveis de desempenho. Estas atividades compreendem: reposição de componentes; conservação das superfícies, sistemas e equipamentos; manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e sistemas; ações de modernização e ampliação. O ciclo de vida dos edifícios se encerra com a Demolição ou Desconstrução, etapa que também representa o início do ciclo de outro empreendimento. É uma etapa relevante que deve ser realizada mediante um cuidadoso planejamento do desmonte, garantindo o reaproveitamento e a reciclagem da maior fração possível dos materiais e componentes existentes (DEGANI, 2010).

VIABILIDADE FINANCEIRA

Todo empreendimento depois de idealizado e realizado o projeto básico (composto por estudos, anteprojetos e orçamento estimativo) passa por uma etapa de viabilidade financeira. Esta etapa é primordial e define se o empreendimento terá prosseguimento ou será revisto e adaptado.

Para investidores e empreendedores privados, a viabilidade de um projeto é condição de sua capacidade de gerar retorno financeiro sobre o capital investido, isto é, de produzir lucro, ou seja, o investimento no projeto deve ser rentável (DA ROSA, 2005).

Entende-se que um empreendimento para ser viável financeiramente deve gerar retorno financeiro ao empreendedor ou proprietário. Nesse sentido as construções sustentáveis tendem a utilizar materiais e sistemas construtivos que atualmente apresentam preços superiores aos convencionais, mas que ao longo do tempo esses custos serão recuperados com o aumento da vida útil da edificação e com a redução dos custos de operação e manutenção.

Segundo Da Rosa (2005) um empreendimento para ser viável financeiramente deve gerar retorno financeiro ao empreendedor ou proprietário, seja a curto ou longo prazo, conforme as expectativas previamente definidas. Para isso, deve-se ter em vista que o custo global de construção depende da vida útil projetada, sendo o custo global a soma dos custos de aquisição mais o custo de operação e uso, considerando o desmonte do bem após a vida útil (BORGES, 2008).

Assim, as edificações de alto desempenho podem apresentar um maior investimento inicial, porém possuem custos operacionais mais baixos, valorizando o imóvel, sendo mais saudável para seus usuários, conservando água e energia, reduzindo a emissão de gases (VALENTE, 2009).

Nesse sentido o retorno financeiro está na durabilidade e conforto que o projeto proporcionará aos usuários, bem como na economia de recursos, ou seja, a eficiência energética e o uso racional da água entre outros itens citados acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com