TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança

Seminário: Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Seminário  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real polícia Metropolitana de Londres, a "Scotland Yard", cuja atuação era baseada em nove princípios.

Leia sobre isso no artigo intitulado: "Magno o nosso Peel", de Júlio César Costa, disponível em: http://www2.forumseguranca.org.br/node/22232. Depois da leitura organize um texto argumentativo, sobre a aplicação, na atividade policial brasileira da atualidade, de, pelo menos, quatro dos princípios instituídos por Robert Peel.

Atenção: Seu texto deve ter em torno de 20 linhas. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 4,0, sendo um ponto para cada princípio argumentado.

RESPOSTA:

O primeiro ponto que me chama atenção da aplicação de um dos princípios de Sir Robert Peel, aplicado na Policia Brasileira, é a interação com a sociedade com um policiamento ostensivo e o programa Policia Comunitária (PMEMG) demonstrando a preocupação da corporação com a sociedade.

Outro fator importante é ação policial de acordo com a legalidade um fator que exige muito preparo intelectual. Nos dias atuais, qualquer pessoa pode gravar com um celular uma ação precipitada e a mesma cair na mídia, levando a nossa corporação a ser alvo de criticas destrutivas ou até mesmo o autor daquela ação ser indiciado.

O respeito do público advém da correspondência dos policiais na atuação de ocorrências, no policiamento ostensivo que transmite uma sensação de segurança e na tentativa da corporação de tentar se aproximar da comunidade através de programas sociais e participando ativamente da sociedade onde o mesmo se encontra, conseguindo como isso o respeito e admiração da sociedade.

Por último outro fator não menos importante, o esgotamento de todas as possibilidades antes de qualquer uso de força, cairia muito bem aqui o uso progressivo da força, esse fato pode ser elucidado com uma reportagem do programa CIDADE ALERTA (http://www.youtube.com/watch?v=UVR7kxZIRjs), na qual um rapaz ameaça um policial e o mesmo em momento algum ágil com uma força desproporcional atirando no infrator.

2. Quando o assunto é Segurança Pública, dois termos muito comuns são: "repressão" e "prevenção". O material didático desta disciplina orienta que "reprimir" é "reagir contra uma conduta que tenha ocasionado a quebra da ordem pública, com o objetivo de restaurar o estado de normalidade, buscando uma sanção a quem já tenha causado algum tipo de dano a uma vítima". Quanto a "prevenir", nosso material se refere a "manter o estado de normalidade da vida em sociedade".

Leia o texto: "As favelas, as UPPs e a crise de novembro/dezembro: qual crítica?", de Luiz Antonio Machado da Silva, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/favelalivre/posts/2010/12/21/as-favelas-as-upps-a-crise-de-novembro-dezembro-qual-critica-351159.asp , acessado em 13 de jan.2011. Depois da leitura argumente acerca dos aspectos de "prevenção" e de "repressão" gerados no Complexo das favelas do Alemão, com a ocupação policial.

Atenção: Organize um texto contendo aproximadamente 10 linhas abordando a repressão e a prevenção policial à violência. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 2,0, sendo um ponto para cada aspecto sugerido.

RESPOSTA:

Passaram-se alguns anos desde a ocupação do Alemão, mas poucas coisas mudaram. Aquela repressão em um primeiro momento pareceu-nos dignas de aplausos, pois o governo estava descruzando seus braços para um sistema até então que assombrava aquela população e a si próprio, que vivia acuada e nas mãos do tráfico. Hoje pouco se fala daquela ação, digo isso em termos de números de mortes, de inocentes assinados. Ou será que engolimos aquela velha máxima “OS INOCENTES PAGAM PELOS PECADORES”.

As upps instalados com objetivo de manter a tranquilidade a aquele local, uma aproximação entre população e policia, agem como se estivesse aberto a temporada a caça naquele ambiente. São abusos contra a população, perseguições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com