TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos de acidentes de construção na construção

Resenha: Riscos de acidentes de construção na construção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Riscos de Acidentes de Trabalho na Construção Civil

A construção civil é uma área que está crescendo muito nos últimos anos e com esse crescimento crescem também os números de acidentes. Segundo uma pesquisa feita pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a construção civil está em segundo lugar no ranking de acidentes de trabalho registrados em todo país.

São inúmeras as causas que podem levar aos acidentes como patrões negligentes, empregados que não querem usar os EPIS corretamente, condições ambientais que esses trabalhadores são expostos, baixa qualificação dos profissionais, e a elevada rotatividade de pessoal.

Os riscos mais comuns são:

• Desorganização: os trabalhadores não deixam as suas ferramentas organizadas e eles mesmo acabam se machucando nelas.

• Queda de materiais: pode acontecer de uma ferramenta cair de uma certa altura e acabar acertando um outro trabalhador, provocando um acidente grave.

• Dermatoses: é provocado quando se manuseia cimento e argamassa sem o equipamento certo que no caso são as luvas e isso pode provocar feridas na pele.

• Quedas de alturas: os trabalhadores muitas vezes não usam o cinto de segurança e podem vir a cair ou por não montar os andaimes em pisos adequados ou desnivelados e uma queda dependo da altura pode levar a morte.

• Choque elétrico: muitas vezes são por causas das chamadas “gambiarra” que os pedreiros costumam fazer para facilitar o serviço.

• Falta de sinalização: muitas das áreas que são consideradas de riscos não possuem sinalização nenhuma para advertir os trabalhadores.

Uma das grandes causas é a falta de qualificação e um treinamento especifico para cada área dentro da construção civil, a maioria dos trabalhadores não tem o mínimo de instrução para exercer a esse tipo de função, e as empreiteiras aproveitam que a fiscalização não é suficiente para vistoriar todas as obras e tentam bulir as leis, e para averiguar se a obra está seguindo direito as normas das NR existe o técnico de segurança do trabalho que está ali para evitar os acidentes e alertar os trabalhadores dos perigos que eles correm ao não usar os EPI corretamente.

Estatísticas de Acidentes na Construção Civil.

As estatísticas mostram que cada vez mais aumenta os acidentes dentro da construção civil. Em um levantamento feito em 2011 mostras que foram registrados 177 óbitos nos canteiros de obras espalhados pelo Brasil, sendo que no ano anterior foi 138 mortes, um aumento de 28,26 %.

Isso acontece porque entre julho de 2003 á julho de 2013 ao número de trabalhadores na construção civil cresceu de 1,7milhões para 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. De cada dez acidentes que aconteceram no Brasil, três foram nos canteiros de obras e muitos desses trabalhadores não retornam ao mercado de trabalho.

Essas estatísticas estão sendo estudadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), porque os dados são alarmantes, e estão procurando saber o porquê de tanto acidentes dentro dos canteiros de obras no Brasil. A queda de altura é uma das causas de acidente mais graves e fatais na construção civil, mais de 40% do acidente são ocasionados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com