TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Em Primeiro Lugar

Dissertações: Segurança Em Primeiro Lugar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

As organizações com o transcorrer dos anos foram se importando cada vez mais com as pessoas, até atingir um ponto em que o trabalhador passou a ser considerado mais que um recurso para a produção, sendo reconhecido como um dos responsáveis pela existência da organização, como seu colaborador.

Logo, a gestão de segurança e saúde no trabalho se tornou um assunto muito discutido nas empresas, tendo em vista que colaborador satisfeito produz mais com maior qualidade.

Este trabalho tem o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a interação entre a satisfação do profissional, gestão de segurança e saúde no trabalho e os benefícios que a empresa pode obter nesse caminho.

2 GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

“A melhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade, diminui o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais” (QUELHAS; LIMA, 2006, p.1). Tendo em vista a maior produtividade alcançada devido à dedicação e esforço dos funcionários.

Dentre as maneiras de atingir “o grau de satisfação percebido pelo trabalhador está a atenção dispensada à sua integridade física e psíqui¬ca, sendo o desenvolvimento de programas voltados à segurança e a saúde do funcionário uma ampla maneira de atender esta demanda” (SILVA; COSTA, p.2)3.

Segurança no Trabalho ou Segurança Ocupacional refere-se ao conjunto de medidas a serem adotadas com o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho. Visa à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, através da identificação, avaliação e controle dos riscos, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os colaboradores (SAÚDE OCUPACIONAL)9.

“Saúde Ocupacional é uma área da saúde que cuida da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho” (SAÚDE OCUPACIONAL)9.

Conceitua-se segurança e saúde ocupacional como:

Uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego. Como efeito secundário a segurança e saúde ocupacional também protege empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho (SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAIS)10.

“Seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações” (SAÚDE OCUPACIONAL)9.

“A melhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade, diminui o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais” (QUELHAS; LIMA, 2006, p.3).

Cada vez mais as organizações preocupam-se em mostrar o seu compromisso com o trabalhador não só com o intuito de ser agen¬te de estímulo externo do desempenho do funcionário, mas também marcar seu compromisso com a responsabilidade social e a imagem da organização, pois sabe ela que em uma sociedade globalizada es¬tes valores são pertinentes na sobrevivência da empresa (SILVA; COSTA, p.2)3.

“Os aspectos preventivos envolvidos na segurança do trabalho buscam minimizar os riscos e as condições inadequadas e incorporar a melhoria contínua das condições de trabalho, introduzindo requisitos mínimos de segurança cada vez mais rígidos” (QUELHAS; LIMA, 2006, p.3).

Devido aos benefícios que a segurança e a saúde no trabalho trazem tanto para as organizações quanto para trabalhadores. “A gestão da segurança e saúde ocupacional nas empresas é um objetivo a ser conquistado, pois coloca a empresa em patamar diferenciado perante ao mercado em que atua” (SAÚDE OCUPACIONAL)9.

“O exercício da responsabilidade social pressupõe uma atuação eficaz da organização em duas dimensões: a gestão de responsabilidade interna e a gestão de responsabilidade externa” (QUELHAS; LIMA, 2006, p.6).

“A gestão da segurança e saúde ocupacional pode ser definida como um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que visam eliminar, neutralizar ou reduzir a lesão e os danos decorrentes das atividades”2.

As boas práticas de segurança e higiene ocupacional são importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores. As boas práticas de segurança estão associadas com a melhoria das condições de trabalho. Subestimar os riscos do ambiente de trabalho ou subestimá-los cria um ambiente propício à ocorrência de acidentes (QUELHAS; LIMA, 2006, p.3).

As organizações buscam cada vez mais reduzir os custos e aumentar a sua produtividade, tendo como base o comportamento e ações dos seus colaboradores.

As organizações comprometidas com a retenção de talentos e voltadas ao desenvolvimento de uma cultura de prevenção de aciden¬tes, procuram como resultado o aumento da competitividade e sobre¬vivência da empresa, levando ao cliente um produto ou serviço com qualidade resultante deste comprometimento (SILVA; COSTA, p.8)3

“Para que o sujeito tenha boa saúde física ou mental, deve haver um clima adequado propiciado pela organização, que por sua vez resultará numa boa qualidade de vida no trabalho” (FERNANDES; CORONADO, 2008).

“A QVT assimila duas posições antagônicas: a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade”.8

Entretanto, “não há Qualidade de Vida no Trabalho sem Qualidade Total, ou seja, sem a empresa seja boa. Não confundir QVT com política de benefícios, nem com atividades festivas de congraçamento, embora essas sejam importantes em uma estratégia global” (FERNANDES; CORONADO, 2008).

A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e cada organização. Portanto, a QVT não é determinada apenas pelas características individuais (necessidades, valores, expectativas) ou situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas), mas sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.8

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com