TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sei La

Artigo: Sei La. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  6.436 Palavras (26 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 26

Apostila de Aulas Práticas

Laboratório de Química Geral e Inorgânica II

Curso de Engenharia Química

Professora: Arthur Moreira / Júlia Peterle

INFORMAÇÕES GERAIS

I- Dinâmica das Aulas

• As práticas serão realizadas em grupos e é de suma importância a leitura, com antecedência, do assunto a ser abordado na aula;

• Em todas as aulas será realizada uma discussão inicial, com o professor, dos aspectos teóricos e práticos relevantes;

• A interpretação e discussão dos resultados serão realizadas por todo o grupo e, caso o professor ou os próprios integrantes presenciarem a falta de participação de algum aluno este será advertido e poderá não receber a nota do relatório.

• Os resultados de cada experimento devem ser apresentados na forma de relatório ou de questionário. Os relatórios devem ser entregues na aula seguinte à realização da prática e os questionários entregues ao final da mesma aula.

II- Recomendações aos alunos

• É obrigatório, por razões de segurança, o uso de jaleco durante as aulas.

• Cada aluno deverá utilizar a sua própria apostila nas aulas

• Os reagentes e vidrarias devem ser manipulados com muito cuidado e de acordo como a prática descreve. Em caso de dúvidas o aluno deve chamar imediatamente o professor.

• Não é permitido fumar, comer ou beber nos laboratórios.

• Nenhum resíduo ou sobra de reagente deverá ser lançado na pia sem a consulta prévia ao professor.

• Devem ser evitadas conversas em voz alta e sobre assuntos alheios à aula.

III- Relatórios das aulas práticas

• Somente os alunos presentes na aula prática poderão fazer o relatório.

• O relatório deve ser entregue grampeado (ou em pasta ou encadernado) em folha A4. A fonte pode ser times new Roman ou arial 12, ou similar. O texto deve estar formatado no modo justificar.

Para a elaboração do relatório sugere-se a sequência a seguir:

Item Conteúdo

Capa IDENTIFICAÇÃO

(Folha de rosto) Contendo cabeçalho

Nome:

Título da experiência:

Integrantes do grupo (nome e sobrenome) Turma:

Data:

Demais dados de identificação: Disciplina e nome do professor.

CONTRACAPA Facultativo

SUMÁRIO Índice - facultativo (e só se o trabalho contiver numeração de páginas)

INTRODUÇÃO Deverá cobrir aspectos teóricos do assunto objeto da aula prática. Na sua elaboração o aluno deverá recorrer à literatura relativa ao assunto e discutir a teoria que envolve o trabalho realizado em aula. Deve ser escrito em, no máximo, 1,5 página.

OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA Deverá conter o objetivo da aula prática. O que se quer estudar, obter ou determinar com a experiência.

MATERIAL

Deverá conter a relação dos materiais e reagentes utilizados, bem como sua descrição sumária e principais utilizações. Quando o material já foi usado em aula prática anterior, dispensa-se essa descrição.

MÉTODOLOGIA Descrever sumariamente a metodologia, baseado geralmente no roteiro de aula fornecido. Cabe ao aluno desenvolver a capacidade de resumir a metodologia sem, contudo, comprometer o conteúdo das informações necessárias à compreensão daquilo que foi realizado no laboratório. Este procedimento nem sempre é idêntico ao roteiro, devendo ser fiel às suas anotações. O procedimento deve vir na forma de texto ou em tópicos (com o verbo na forma impessoal e no passado).

RESULTADOS Devem ser apresentados, tanto quanto possível, na forma de tabelas, gráficos, quadros, etc., sempre de forma a facilitar a rápida visualização do trabalho produzido durante os experimentos, e as observações feitas (mudança de cores, formação de substâncias, liberação ou absorção de calor, etc.), dados determinados com a experiência (volume, temperatura, etc.) e cálculos (se houver).

DISCUSSÃO É, provavelmente, o item mais importante de um relatório. Aqui, discutem-se os resultados obtidos, principalmente frente aos dados disponíveis na literatura pertinente. Aqui devem ser discutidos: os porquês de tal fenômeno ter acontecido; se os resultados são os esperados ou não; se a experiência não foi bem sucedida, o que pode ter acontecido que justifique a falta de sucesso; etc. Ainda nesse item devem constar as respostas das questões propostas nas fichas de laboratório, não como um questionário, mas sob a forma de um texto lógico que as contenha.

CONCLUSÃO Resumir os principais aspectos vivenciados e aprendidos do experimento.

BIBLIOGRAFIA Indicar corretamente a(s) fonte(s) de pesquisa utilizada. Relacionar sempre o autor, a obra, a página e demais informações que permitam uma fácil consulta. Lembrem-se: 1 internet /3 livros, pelo menos.

TABELA DE PONTUAÇÃO DO RELATÓRIO:

Aspectos avaliados na pontuação Pontuação

Apresentação (Estética na apresentação do relatório) 0,1

Introdução e Objetivo (Fundamentação teórica de todos os assuntos envolvidos na prática tendo como referência a bibliografia consultada)

0,2

Materiais e Métodos: Lista completa com as respectivas especificações dos materiais e reagentes (grau de pureza, etc.) utilizados na prática. Procedimento: (Texto claro e objetivo do trabalho desenvolvido, de modo que possa ser reproduzido por outra pessoa).

0,1

Resultados e Discussão (Apresentação de texto explicativo introdutório precedendo apresentação dos resultados experimentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com