TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação

Resenha: Sensação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

É o processo pelo qual nossos receptores sensorial e o sistema nervoso recebem e representam estímulos do ambiente. Nosso corpo recebe estímulos de todas as partes, em todos os ambientes que frequentamos, porém nosso cérebro não é capaz de ver, ouvir ou sentir sozinho, ele apenas interpreta aquilo que é detectado por nossos órgãos sensoriais, ou seja, os responsáveis por audição, paladar, tato, visão e olfato. Percepção e sensação trabalham continuamente juntos no nosso corpo, porém, a sensação é o primeiro passo para a entrada de qualquer estímulo no nosso corpo, enquanto a percepção desenvolve outro papel.

Existem dois tipos de processamento de estímulos, sendo o primeiro deles o Processamento Bottom-Up (de baixo para cima), no qual análise do estímulo se inicia nos receptores sensoriais e sobe para a integração cerebral da informação sensorial. Já o processamento Top-Down (de cima para baixo), é aquele em que a análise flui do cérebro, levando em consideração experiência adquirida, momento psicológico atual e expectativas, para assim, produzir a percepção.

A lei de Weber afirma que dois estímulos devem diferir a uma proporção constante para que sua diferença seja percebida. A teoria da detecção de sinais demonstra que limiares absolutos individuais variam, dependendo da intensidade do sinal e também de nossa experiência, nossa motivação, nossas expectativas e nosso estado de alerta. A diferença quase imperceptível que discernimos entre dois estímulos, em 50% das vezes é o limiar diferencial. Pela pré-ativação, podemos processar informações a partir de estímulos abaixo de nosso limiar absoluto, para uma percepção consciente. Porém, o efeito é mínimo para possibilitar a exploração de mensagens subliminares.

A adapta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com