TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shigella

Tese: Shigella. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Shigella

As bactérias do gênero shigella são causa de doenças diarreicas no homem resultantes de uma inflamação aguda do trato intestinal, Os agentes etiológicos da shigelose estão restritos a espécie humana e, raramente, ocorrem em outras espécies animais, exceto primatas não –humanos.

O gênero shigella é integrado por quatro espécies distintas, diferenciadas com base em características bioquímicas e sorológicas, altamente, infecciosas, todas elas patogênicas, sendo responsável pela forma grave da disenteria baciliar, por outro lado a S.sonnei é a que causa a forma mais benigna da

Infecção, enquanto que as S.boydii e S. flexneri determinam um quadro clinico de gravidade intermediária.

A dose infectante é muito baixa, da ordem de 10 a 100 células do microrganismo, mas a manifestação clinica da doença depende da idade e das condições prévias de saúde dos infectados.

Reservatórios

As Shigella ssp estão altamente adaptados ao homem, o qual constitui seu principal reservatório na natureza. Os primatas não –humanos, macacos e chimpanzés, constituem exceção entre as espécies animais que podem padecer da infecção e ser reservatório do microrganismos.

Estas bactérias são encontradas com relativa frequência em águas poluídas com fezes humanas.

Epidemiologia

As Shigella spp apresentam distribuição mundial . A S.dysenteriae ocorre, preferencialmente, nos países tropicais, enquanto a S. sonnei é mais comum na América do Norte e Europa.

A transmissão ocorre primariamente pessoa a pessoa. Pela via oral-fecal, pela contaminação da água e dos alimentos .Os maiores responsáveis pela disseminação da shigella spp na natureza são os doentes na fase aguda da infecção e convalescentes com sintomas clínicos atípicos ,os quais eliminam a bactéria nas fezes ;o estado de portador pode persistir por vários meses.

Alimentos envolvidos

As shigella spp alcançam os alimentos por meio da contaminação com matéria fecal humana ,seja pelas mãos dos manipuladores .A presença do agente em vários tipos de alimentos está diretamente relacionada com o papel desempenhado pelo próprio homem como disseminador da bactéria, principalmente quando as condições de higiene pessoal limitadas .

Frequentemente, diferentes tipos de saladas tem sido envolvidos em surtos de shigellose :batata, atum, camarão, macarrão, peru e galinha. Do mesmo modo vegetais crus ,especialmente alfaces e frutas ,em particular morangos , podem disseminar o microrganismo, após lavagem com água contaminada ou manipulação com mãos contaminadas .Leite , queijo , manteiga , arroz cozido ,hambúrguer ,galinha ,peixe e frutos do mar , além da própria água ,tem sido identificados como responsáveis por casos da infecção .

Caracteristicas

Shigella é uma bactéria Gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos) imóveis. Ao contrário do que tem acontecido com outras bactérias patogénicas, poucos investigadores se têm concentrado no estudo das condições de crescimento de As shigelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 10 e 45ºC e têm uma temperatura óptima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) de 37ºC. As shigelas não se multiplicam à temperatura de refrigeração mas sobrevivem durante a refrigeração e a congelação. As shigelas são destruídas por pasteurização.

As shigelas conseguem crescer em ambientes com valores de pH entre 5 e 8 mas sobrevivem por períodos de tempo curtos em alimentos com pH inferior a 4,5. Vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com