TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinalização

Tese: Sinalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

SINALIZAÇÃO

A sinalização tem por objetivo a orientação dos usuários quanto aos serviços que a biblioteca oferece, facilitando seu acesso, seu uso e dinamizando seu funcionamento. Pode ser feita de várias formas:

a) direcional (informação para pontos principais, materiais e serviços);

b) instrucional (explicações de procedimentos, uso de materiais, coleções,

equipamentos, etc);

c) condicional ou reguladora (regulamenta o comportamento ou especifica os horários ou outras informações mutáveis);

d) de alerta.

Os sinais utilizados podem ser classificados como:

1 - Exteriores - são instalados fora da das instalações ou do prédio;

2 - Internos - geralmente localizados dentro das instalações da biblioteca ou na sua vizinhança imediata;

3 - De direção - indicam o caminho a seguir;

4 - De identificação - dão nome a um lugar ou a uma coisa. Identificam a chegada a um destino;

5 - De instrução - descrevem condições especiais ou regulamentos como regras de tráfico o precaução, dando informações específicas como horário de funcionamento ou procedimentos especiais;

6 - Restritivos ou proibitivos - determinam práticas específicas ou enfatizam proibições como: Entrada Proibida, Não Fume, Silêncio;

7 - Especiais - são para informações adicionais, tais como murais, painéis, com material promocional ou decorativo.

Portanto, com uma sinalização bem feita, pode-se: identificar e localizar a biblioteca; orientar os usuários para acesso e uso dos recursos humanos; melhorar a acessibilidade pelo direcionamento dos usuários para estes recursos tão eficientemente quanto possível; identificar recursos, áreas de serviços, acomodações, de tal maneira que sejam imediatamente reconhecidos; informar regulamentos, horários, fatos especiais; prover informação instrucional, quando necessária; notificar mudanças ou condições temporárias.

Para que se faça uma sinalização eficiente deve-se observar o edifício e o comportamento dos usuários, considerar o tráfego, estabelecer o conteúdo da informação e localização da sinalização, recomendar o layout, materiais e cores, desenhar as sinalizações permanentes e temporárias e as permanentes com aspectos mutáveis, descrever as especificações necessárias à confecção, recomendar materiais e equipamentos para a manutenção do sistema, preparar um manual explicando os princípios do sistema e descrevendo cada categoria de sinal de acordo com o desenho, localização e uso. Esses aspectos devem ser estudados, sempre que possível, por um bibliotecário e um arquiteto.

Alguns elementos devem ser levados em conta quando se pretende sinalizar uma biblioteca: a tipografia, a cor e os pictogramas.

Tipografia: trata-se da coerência formal dos caracteres: proporção, existência e desenho da serifa, "peso da letra", correções visuais além do índice de legibilidade e eficiência de reprodução.

Cores: por ser um dos principais elementos do código visual, a cor deve ser sempre bem destacada para que possa chamar a atenção do usuário e deve ser tratada em conjunto com todo o espaço físico, mobiliário e equipamentos da Biblioteca no sentido de buscar um melhor aspecto visual de todo o ambiente.

Pictograma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com