TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrme De Burnaut

Dissertações: Sindrme De Burnaut. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM PSICOLOGIA

ANGÉLICA FELIX SOUSA

ALINA RODRIGUES DE SOUZA

DIVANILDA SHENIA DE ALMEIDA MATIAS

ELINEIDE CARDOSO DA SILVA DE LIMA

JUCILENE GONÇALVES BEZERRA

PATOS,

SETEMBRO de 2014.

ANGÉLICA FELIX SOUSA

ALINA RODRIGUES DE SOUZA

DIVANILDA SHENIA DE ALMEIDA MATIAS

ELINEIDE CARDOSO DA SILVA DE LIMA

JUCILENE GONÇALVES BEZERRA

SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM PSICOLOGIA

Trabalho realizado como requisito de avaliação do I estágio da disciplina Estágio Básico I, do curso Bacharelado em Psicologia, das Faculdades Integradas de Patos, sob a orientação do Professor Mrs. Jandilson Avelino da Silva.

PATOS,

SETEMBRO de 2014.

Introdução

Esta presente pesquisa,busca identificar os sintomas comuns a Síndrome de Burnout (SB) em estudantes universitários da área de saúde do curso de Psicologia numa determinada Universidade privada no interior da Paraíba especificamente do turno da noite. Por assim entender que ,esses universitários a princípio desenvolve a importante capacidade de adaptação ao contexto universitário, tendo como grande desafio, conciliar trabalho e estudos juntamente com as maiores exigências quanto ao desempenho que são cobrados por ambas as partes. Sendo que, este estudo pretende avaliar tais sintomas da (SB) , mediante as pressões que os universitários sofrem a cada período . E diante das atividades exigidas no último ano do curso, destacam-se o Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) e os estágios profissionalizantes (clínico e institucional, por exemplo). Enfatizando também, que estão constantemente expostos a diversos estressores psicossociais ao longo de sua formação, e se forem frequentes, podem ocasionar a (SB) (Carlotto, Nakamura, & Câmara, 2006; Cerchiari, Caetano, &Faccenda, 2005).

A Síndrome de Burnout (SB) de acordo com alguns estudiosos da temática, surge no início como um problema social (Schaufeli&Enzmann, 1998), descrito na literatura como uma síndrome psicológica, resultado de uma tensão emocional freqüente, vivenciada por profissionais que dependem de relacionar-se comumente com pessoas que necessitam de algum tipo de assistência. É apresentado como um construto multidimensional, formado por: exaustão emocional, despersonalização(ou cinismo) e diminuição da realização pessoal (Maslach, 1993; Maslach& Jackson, 1986).

A Síndrome de Burnout é considerada de extrema importância sendo estudada por diversos países e é tida como uma resposta aos estressores interpessoais ocorridos na situação de trabalho (Maslach, Schaufeli e Leiter, 2001;Harrison, 1999). Esse fenômeno tem características necessariamente crônicas, freqüentemente encontrado em algumas categorias profissionais (Maslach&Schaufeli, 1993; Schaufelli&Buunk, 1996).

Ampliando o universo de investigação da (SB), no Brasil, vem se destacando os estudos conduzidos por Carlotto e seus colaboradores voltados à população de estudantes universitários, relatando as condições psíquicas vivenciadas por estudantes de psicologia e de outros cursos da área da saúde (Carlotto& Câmara, 2006; Carlotto, Nakamura, & Câmara, 2006 e Carlotto, Câmara, Otto, &Kauffmann, 2010). Conforme Maslach (1993; Maslach& cols., 2001), esse construto da exaustão emocional se caracteriza por sentimentos de fadiga e falta de energia para manter-se em sua atividade laboral. Neste caso, o indivíduo se sente exaurido, esgotado, abatido emocionalmente. Já a despersonalização diz respeito a atitudes negativas de aspereza e de distanciamento em relação às pessoas do ambiente de trabalho, normalmente aquelas a quem se pretende beneficiar. Finalmente, a dimensão de realização pessoal é caracterizada por uma auto-avaliação negativa do indivíduo, normalmente relacionada com sentimentos de incompetência e de desempenho insatisfatório no trabalho.

Segundo os estudos desenvolvido por Carlotto, Camara ,Otto e Kauffmann (2010), Figueiredo-Ferraz,Cardona e Gil- Monte (2009) e tarnowski e Carlotto (2007), ao avaliar uma população,os resultados obtidos descrevem entre estudantes uma variedade de estressores semelhantes aos encontrados em trabalhos de alto desempenho laboral, pois o processo de aprendizagem exige do estudante de psicologia uma atualização constante, podendo gerar competitividade, conflitos e potenciais estressores levando-os a problemas emocionais.

Ressalta-se ainda, outro estudo, conduzido por Carlotto,Camara,Otto e Kauffmann (2010), com estudantes de psicologia foram avaliadas, também as estratégias de enfretamento (coping) utilizadas pelos estudantes. Os resultados indicaram que os estudantes procuravam alternativas para lidar com os estressores apresentavam, assim, decréscimo nas médias referentes as medições de exaustão e descrença.

Diante do exposto, entendeu-se de que a pesquisa acerca das repercussões da SB sobre a saúde mental do estudantes universitários da área de saúde do Curso de Graduação de Psicologia da referida instituição era altamente relevante, visto que este estudante terá, como uma de suas principais funções, a promoção de bem-estar e do equilíbrio biopsicossocial em sua prática profissional.

Hipóteses

O referencial teórico orientou o estudo para as seguintes hipóteses: H1: estudantes universitários do Curso de Graduação de Psicologia da referida Instituição que apresentam Síndrome de Burnout; H2: que a Síndrome de Burnout resulta da exposição a estressores crônicos Burnout. De acordo com MASLACH (2001), grande parte dos aportes utilizados para o estudo do construto são investigações transversais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com