TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Skdjsdkj

Dissertações: Skdjsdkj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em rQuestão 1

Na evolução do sistema internacional se nota a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Detém hegemonia possuindo influencia em diversas áreas especialmente quando se trata de termos

1) Economia e Cultura, bem como

2) Poder Militar.

No século XIX, o fato mais amplo foi a Revolução Industrial, cuja força motora é a Inglaterra, que passa a ocupar a dominância da Espanha e de Portugal. A “crise venezuelana” de 1902 marcou a passagem, na América Latina, da hegemonia europeia para a norte-americana. Os norte-americanos, ansiavam exportar seu puritanismo de origem. Essa exigência de virtude política que está na estrutura da Independência e da Revolução que fizeram. Os ianques gostariam de conduzir os latino-americanos a uma administração 'saudável' de seus negócios, o que para os latino-americanos parece uma astúcia hipócrita para controlar seus orçamentos e seus países é, na verdade, mais do que uma tática, uma autêntica estratégia. Os Estados Unidos agiram diferentemente dos europeus, pois os ingleses não atribuíram o menor caráter moral ou ideológico à sua dominação econômica. As intenções da diplomacia de Roosevelt eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. Isso levou à Diplomacia do Dólar, que se seguiu à administração Roosevelt. Theodore Roosevelt “libertara” Cuba e as Filipinas do domínio espanhol e, em nome de manter essa segurança nacional, os norte-americanos passaram a controlar a América Central. Essa política diplomática perdurou por todo o século XX, expressando-se como intervenção militar.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »