TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Alternativa

Ensaios: Sociedade Alternativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Sociedade Alternativa

Infelizmente, o que ela tem de fama, tem de escassez teórica. Na realidade, nem Raul Seixas sabia explicar direito o que era essa tal Sociedade Alternativa.

Tudo começou em 1971, quando Raul Seixas conheceu Paulo Coelho, hoje autor brasileiro best-seller mundial. Raul tomou a iniciativa de procurá-lo, ao ler um artigo sobre discos voadores numa revista alternativa que Paulo Coelho dirigia, chamada "A Pomba". Tornaram-se amigos, sendo que Coelho se tornaria o maior parceiro musical de Raul, ajudando a compor clássicos como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Gita."

Ainda em 1971, no mês de setembro, fundaram a Sociedade Alternativa, que se originou a partir de divagações místico-filosóficas da dupla. Procuravam, cada um à sua maneira, um caminho alternativo - caminho próprio e pleno, um caminho que o establishment nunca poderia oferecer. Como base desses pensamentos ganhou força entre ambos a obra de um dos maiores estudiosos do ocultismo do século XX, Aleister Crowley.

No vídeo "Raul Seixas também é documento" do diretor Paulo Severo, Raul diz numa entrevista que "...se você não está na Sociedade Alternativa, a Sociedade Alternativa sempre esteve dentro de você. A Sociedade Alternativa foi um... eu pertencia a uma sociedade esotérica na época, em 74, que me deu um terreno em Minas Gerais pra eu construir uma cidade chamada Cidade das Estrelas, onde o advogado era o não-advogado, o policial era o não-policial, os conceitos, valores trocados, né? Uma organização nova... daí o pessoal bateu no meu ombro disse, 'ô, dá um pulinho lá fora, pô guri...' isso era 74, Geisel, né?"

Kika Seixas, ex-mulher de Raul que mantém ligação direta com a obra do artista, define a Sociedade Alternativa como sendo apenas um sonho, mais um ponto de vista do público do que dele mesmo.

Kika lembra que certa vez magoou muito Raul, dizendo: "Isso aí é um papo completamente impossível, que Sociedade Alternativa é essa cara?, como é que você quer criar algo, em que base, o que é isso, que palhaçada é essa? Sociedade Alternativa porra nenhuma, você não é capaz de gerir a sua própria vida, a sua família". Ela lembra ainda que o músico ficou arrasado naquele dia.

Citações à obra da Besta

A mais clara e famosas dessas referencias foi a célebre canção "Sociedade Alternativa", onde várias frases do livro são citadas. A mais conhecida: "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei."

No final da música, composta por Raul e Paulo Coelho em 1974, eles cantam: "O número 666 chama-se Aleister Crowley."

Não só essa música, mas todo o álbum "Gita" continha uma série de referencias as idéias e vida de Crowley, como por exemplo a música "Loteria da Babilônia" que fala sobre ser um jogador de xadrez, saber techos da Biblia e invenção de baralhos, possivelmente o Tarô de Thoth. O nome do disco é uma homenagem ao livro sagrado dos indianos, e a música "O Trem das Sete" também está repleta de citações.

Na canção, Raul usa como alegoria um trem que passava em sua cidade durante a infância. Esse trem passará para buscar os iluminados já aptos a entrar na Era de Aquário. A letra diz: "Vê, é o sinal das trombetas dos anjos e dos guardiões, lá vem Deus deslizando no céu entre Brumas de mil megatons, e o mal vem de braços e abraços com o bem num romance astral." Esse seriam os sinais de que o trem estaria chegando e quem quisesse poderia embarcar, já que: "não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem."

Em 1975, Raul lança o disco "Novo Aeon", uma outra denominação da mesma Era de Aquário. Em 1976 um dos maiores sucessos de Raul "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" também com citações a Nova Era. Observe-se que, pela mística, há dez mil anos atrás nós estávamos na era de Leão-Aquário, que é diametralmente oposta à nova era de Aquário-Leão que agora está sendo buscada.

A música "Love Is Magick" é inspirada nas idéias de Crowley, e sua Magick, com "k", para diferenciá-lo da mágica circense (visto que no inglês encontramos Magic, enquanto no português podemos diferenciar Magia de Mágica).

No seu penúltimo álbum, "A Pedra do Gênesis", de 1988, Raul reafirma-se crowleyano na canção "Lei", que, apesar de constar nos créditos como sua, é uma adaptação musical do Liber Oz de Crowley.

Ainda em seu último álbum, "A Panela do Diabo", de 1989 (ano em que Raul Seixas faleceu), encontramos a música "Nuit", uma conhecida deusa do panteão thelêmico, a quem foi atribuído o primeiro capítulo do Livro da Lei.

A Cidade das Estrelas

Conforme Paulo Coelho cita em seu livro "As Valkírias", a Cidade das Estrelas, uma das maiores metas da Sociedade Alternativa, seria a mesma coisa que a Besta (Aleister Crowley) havia "fracassado" em instalar na Itália: uma Abadia de Thelema.

Exílio nos Estados Unidos

Roberto Menescal, músico e amigo de Raul conta uma história que ilustra a ingenuidade da dupla que pretendia trazer boas novas ao mundo com a sua Sociedade Alternativa. Em 1974, Raul e Paulo Coelho receberam um convite do porta-voz do general Erneto Geisel, que dizia querer maiores informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com